Física, perguntado por raquelteodoro100, 8 meses atrás

1) Observe a tabela 1 e com base nos dados assinale a afirmativa correta. * Tabela 1 Tabela 1 a) O Ar é o meio em que a luz tem menor velocidade. b) Quando a água entra em fusão, virando gelo, a luz passa por ela com uma velocidade menor. c) Dentre os materiais da tabela o diamante é o que apresenta a menor velocidade para a luz. d) A luz possui sempre a mesma velocidade em todos os meios. 2) Uma peça de acrílico recebe um feixe de luz sobre uma superfície plana com um ângulo de 50° em relação a normal. Esse feixe penetra a peça, refratando com um ângulo de 30° com relação a normal. Sabendo que o índice de refração do Ar é 1 e que sen 30°= 0,5 e sen 50°= 0766, determine o índice de refração dessa peça de acrílico. * a) 1,53 b) 2,0 c) 1,15 d) 0,82

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Bbjkl18
56

Resposta:

1= c) Dentre os materiais da tabela o diamante é o que apresenta a menor velocidade para a luz.

2=a) 1,53

Explicação:

Ta td certo no classroom

Sera que vc podia me dar a melhor resposta


RespostaClassroom: ✔️✔️ - Verificada por Google Classroom - ✔️✔️
Bbjkl18: eeee
Respondido por bryanavs
0

As alternativas corretas serão: Dentre os materiais da tabela o diamante é o que apresenta a menor velocidade para a luz ; 1,53. - Letra c) e letra a).

Vamos aos dados/resoluções:

Para a alternativa 1) temos que o índice de refração absoluto de um meio, para uma dada luz monocromática acaba sendo o quociente entre a velocidade de propagação da luz no vácuo (c) e a velocidade de propagação dessa luz monocromática nesse meio, sendo representada por:  

N = c / v ;

Dessa forma, é perceptível que quanto o índice de refração absoluto será inversamente proporcional à velocidade da luz do meio e dessa forma, quanto maior o índice de refração absoluto, menor será  velocidade de propagação.

Para a alternativa 2) temos que:  

Duas leis foram criadas por Snell-Descartes ao relacionar as leis da refração, logo:  

- A primeira lei diz que o raio incidente (Ri), a normal (N) e o raio refratado (Rr) são coplanares, dessa forma, estão contidas no mesmo plano.

- A segunda lei (Que é a lei de Snell-Descartes propriamente dita) informa que para um raio de luz monocromática passando de um meio para outro, é constante o produto do seno do ângulo, formado pelo raio I a normal, com o índice de refração em que se encontra esse raio.

Com isso, temos que:  

n1 = 1

sen 50°= 0,766

sen 30° = 0,5

Finalizando então:

0,766 . 1 = 0,5 . n2

n2 = 1,53.

Para saber mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/20718760

https://brainly.com.br/tarefa/28826192

espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas interessantes