Química, perguntado por Sugottschalk, 10 meses atrás

1-Observações experimentais levaram Rutherford a propor um modelo que intrigou os cientistas da época.Por que?

2-Em que medida as observações de Rutherford permitiram concluir que se necessitava de uma "nova" Física?

3-Que modelos atômicos podem explicar a existência de íons?

Soluções para a tarefa

Respondido por daianecigolinipbd9y9
16
1- Ernest Rutherford conduziu um experimento muito importante que mudou o modo como o átomo era visto pelos cientistas da época. Até o momento, o modelo atômico aceito era o de Thomson, que dizia que o átomo seria uma esfera positiva, não maciça, incrustada de elétrons e com carga elétrica total nula.

2- Esse conceito antigo do átomo foi consolidado na ciência em 1808, pelo cientista inglês John Dalton, que comprovou erroneamente por experimentos científicos limitados que o átomo seria indivisível, maciço e com forma esférica. Na sua opinião a matéria seria formada por bolas de bilhares empilhadas, que poderiam ser arranjadas, gerando novas substâncias.

3- Modelo de Rutherford
Respondido por nancianeves20
1

Resposta:

1- porque pela física, clássica caso os elétrons estivesse parados em torno do núcleo, seria atraídos por este e se estivessem em movimento, reduziriam gradualmente sua órbita até colidire com o núcleo.

2- as observações feitas por Ernest Rutherford, evidenciário que a física clássica não explicava os fenômenos observados, estabelecendo a necessidade de uma "nova" física.

3- os modelos atômicos de Thomson e Rutherford permitem a explicação da existência de íons, pois permitiu os movimentos de entrada e saída de elétrons do átomo.

Perguntas interessantes