Filosofia, perguntado por isma5, 6 meses atrás

1. O trecho acima pode ser considerado uma síntese dos valores constitutivos da ideologia política intitulada: *
1 ponto
a) Catolicismo social.
b) Socialismo utópico.
c) Socialismo científico.
d) Liberalismo.
2. Assinale a alternativa que não inclui um dos princípios defendidos pelo Liberalismo Clássico: *
1 ponto
a) Livre comércio, livre iniciativa e livre concorrência
b) Liberdade e Tolerância
c) Tirania e Intolerância
d) Oposição à intervenção do Estado na economia

Soluções para a tarefa

Respondido por vergshtbs
293

Resposta:

1-D

2-C

Explicação:


mateusdiscord10: como eu faço pra responder uma questão ?
miguelbassettifreita: Vlw
miguelbassettifreita: Ta certinho
flaviaobk7: prefiro Marvel...
ketelyn0204: eu entendi a referência ;-;
pepe81: cringe
Respondido por AnthonioJorge
1

1) Tratam-se de valores constitutivos do liberalismo. Logo, a alternativa D está correta.

2) O Liberalismo clássico, como veremos, não defendia a tirania nem a intolerância. Logo, a alternativa C está correta.

Do ponto de vista político, para o liberalismo clássico, simbolizado na figura de John Locke, o liberalismo começa por ser um fenômeno histórico – passagem da sociedade feudal para uma sociedade comercial. Sua principal característica é a da valorização do individuo, que passa a se tonar elemento central da política. O indivíduo passa a ser detentor de certos direitos, invioláveis por Monarquia ou por Religião (qualquer poder autocrático). O que encontramos é o indivíduo como sujeito histórico.

A visão de estado de natureza de Locke é neutra, definindo-se por um estado de igualdade onde os indivíduos agem de forma racional e que, exatamente por isso, acabam por chegar à conclusão de que a melhor forma de se organizar politicamente é pela constituição de um governo que possa garantir certos direitos inalienáveis à condição humana. Locke, diferentemente de Hobbes, afirmará que não existe transferência de forma definitiva destes direitos ao poder central: se o poder político não garantir os direitos à VIDA, LIBERDADE E PROPRIEDADE, existe todo o direito dos indivíduos se rebelarem contra o poder do Estado.

Para Locke o estado de natureza consiste na igualdade e na liberdade porque os homens têm as mesmas condições de nascimento e as mesmas faculdades. Da liberdade emerge a obrigação: há um dono e senhor de todas as coisas, que é Deus, o qual impõe uma lei natural. Enquanto em Hobbes da igualdade nascia uma cruel e agressiva independência, para Locke brota um amor dos homens uns pelos outros, que jamais devem romper essa lei natural. O fundamento da gênese do Estado é a razão e não, como em Hobbes, o instinto selvagem.

Marx, como contraponto ao liberalismo, enxerga o mundo como um palco onde lutam opressores e oprimidos. Reduzido à esta dicotomia, o mundo então serve para Marx elaborar sua teoria do materialismo histórico e do materialismo dialético, denunciando, em cada período da história, quem eram os opressores e quem eram os oprimidos.

Nesta lógica, Marx enxerga a burguesia como a atual opressora de sua época após esta ter destituído os aristocratas do Antigo Regime na época da Revolução Francesa. Para Marx, a história necessariamente levaria à revolução do proletariado que destituiria, por sua vez, a burguesia dos postos de poder, erguendo, assim, a ditadura do proletariado que seria chamada de socialismo, etapa anterior ao fim último da utopia marxista chamada de comunismo.

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