1. O título do artigo é “Clonagem: limites e possibilidades”. Ao longo do texto o autor explora tanto limites quanto possibilidades da clonagem. Em relação à palavra limite e à palavra possibilidade, identifique: a) No segundo parágrafo, o argumento relacionado ao limite econômico da clonagem. b) No terceiro parágrafo, o argumento relacionado ao limite biológico da clonagem. c) No quinto parágrafo, um argumento relacionado à possibilidade de clonagem. d) No sexto parágrafo, outro argumento relacionado a mais uma possibilidade de clonagem. 2. Em relação aos recursos linguísticos utilizados pelo autor, no primeiro parágrafo, ele se utiliza da comparação para sinalizar a possibilidade de, em um futuro próximo, a clonagem humana ser possível. Que comparação foi feita? 3. No quinto parágrafo, há outra comparação. Desta vez, em relação à clonagem humana e à clonagem reprodutiva. Retire o trecho em que aparece essa comparação. 4. No terceiro parágrafo, o autor usa o termo científico imprinting genômico para dizer que havia uma barreira biológica contra a clonagem. Para esclarecer ao leitor o que significa esse termo ele utiliza um recurso linguístico. Que recurso foi utilizado para esclarecer ao leitor o que é essa barreira? 5. No último parágrafo o autor utiliza o recurso da explicação para informar que a rejeição imunológica das células transplantadas não é um problema. Retire o trecho em que o autor dá essa explicação. 6. Ainda no último parágrafo, o autor se utiliza de dois recursos para mostrar ideias contrárias. Retire os dois trechos em que ele explica a contradição de ideias.
Soluções para a tarefa
a) No segundo parágrafo, o argumento relacionado ao limite econômico da clonagem.
Os indivíduos assumiriam os custos de suas próprias clonagens e o preço inviabilizaria o seu uso.
b) No terceiro parágrafo, o argumento relacionado ao limite biológico da clonagem.
Baixíssimo eficiência da clonagem, pois há anormalidades de desenvolvimento associadas a defeitos de "imprinting", o que causa doenças e mortes dos fetos.
c) No quinto parágrafo, um argumento relacionado à possibilidade de clonagem.
A clonagem usada para produção de tecidos humanos para autotransplantes.
d) No sexto parágrafo, outro argumento relacionado a mais uma possibilidade de clonagem.
A "clonagem terapêutica", que consiste em criar embriões clonados e obter células-tronco em cultura de modo a criar células e tecidos sem problemas de rejeição que afetam os transplantes.
2. Que comparação foi feita?
A comparação entre a clonagem de ovelhas e a clonagem de seres humanos.
3. Retire o trecho em que aparece essa comparação.
"uma área de aplicação muito mais promissora para a clonagem humana na área médica do que a clonagem reprodutiva: a produção de tecidos humanos para autotransplantes."
4. Que recurso foi utilizado para esclarecer ao leitor o que é essa barreira?
O recurso usado é o "ou seja", que serve para introduzir uma explicação.
5. Retire o trecho em que o autor dá essa explicação.
"porque o cérebro é um sítio imunológico privilegiado, onde rejeições não ocorrem"
6. Retire os dois trechos em que ele explica a contradição de ideias.
"No entanto a aplicação desses tratamentos em humanos faz emergir um grande problema..."
"Porém, se usarmos o transplante de células-tronco para tratamento de doenças humanas comuns..."
a) No segundo parágrafo, o argumento relacionado ao limite econômico da clonagem é este: "se a legislação forçasse os indivíduos a assumir os custos de suas próprias clonagens, o preço, por si só, inviabilizaria seu uso."
Isso indica que poderia haver um limite econômico em relação à clonagem, caso o Estado fizesse a sua parte e legislasse de forma a cobrar que cada indivíduo pagasse por suas clonagens.
b) No terceiro parágrafo, o argumento relacionado ao limite biológico da clonagem é este: "se constatou que a baixíssima eficiência da clonagem, em várias espécies de mamíferos, não era devida a dificuldades metodológicas potencialmente contornáveis no futuro, mas que, na verdade, havia uma barreira biológica contra a clonagem."
Tal fragmento aponta para a baixíssima eficiência da clonagem, visto que existem há anormalidades de desenvolvimento que são associadas a defeitos de "imprinting". Essa situação provoca doenças e mortes fetais, o que se manifesta como um limite biológico da clonagem.
c) No quinto parágrafo, um argumento relacionado à possibilidade de clonagem é este: "Descobertas mais recentes permitiram vislumbrar uma área de aplicação muito mais promissora para a clonagem humana na área médica do que a clonagem reprodutiva: a produção de tecidos humanos para autotransplantes."
Esse trecho indica que pode-se utilizar a clonagem para produção de tecidos humanos para autotransplantes.
d) No sexto parágrafo, outro argumento relacionado a mais uma possibilidade de clonagem é este: "Células-tronco embrionárias têm a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo celular e podem ser produzidas a partir de embriões humanos em um estágio bem inicial de desenvolvimento. "
O uso dessas células-tronco é denominado de "clonagem terapêutica" e permite que embriões sejam clonados, para que sejam obtidas células-tronco em cultura, criando, assim células e tecidos sem problemas de rejeição que afetam os transplantes.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/17108549
2. Foi feita uma comparação entre a clonagem de ovelhas e a clonagem de seres humanos.
Para o autor, tal possibilidade acabou gerando muita preocupação em relação à permissão ou não de técnicas de clonagem. Conforme assinala o autor do artigo, a clonagem de ovelhas que levou a essa preocupação.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/17133190
3. No quinto parágrafo, o trecho em que aparece uma comparação é este: "uma área de aplicação muito mais promissora para a clonagem humana na área médica do que a clonagem reprodutiva: a produção de tecidos humanos para autotransplantes."
Chamamos de comparação a figura de linguagem que apresenta uma analogia com a presença de elementos comparativos, como estes: "como" e "tal qual", por exemplo.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/1570263
4. O recurso utilizado para esclarecer ao leitor o que é a barreira contra a clonagem é "ou seja".
Tal termo, assim como outros (como "isto é") indicam uma explicação, uma justificativa de um termo que foi dito anteriormente.
No contexto da questão, a expressão "ou seja" serve para explicar de forma mais clara o que significa a barreira contra a clonagem. Isso foi deito para deixar evidente o significado desta barreira para leigos, isto é, para pessoas que não da área da saúde, assim como o profissional que assinou o artigo.
LINK:https://brainly.com.br/tarefa/20529103
5. O trecho em que o autor dá a explicação de que a rejeição imunológica das células transplantadas não é um problema é este: "porque o cérebro é um sítio imunológico privilegiado, onde rejeições não ocorrem".
A marca linguística que evidencia isso é a conjunção coordenativa explicativa "porque". Como o próprio nome indica, o objetivo desse tipo de conjunção é incluir uma explicação, uma justificativa ao que foi mencionado na oração que a antecede.
Outras conjunções que apresentam o mesmo valor semântico, isto é, o mesmo sentido, como estas: "visto que", "já que", "que" e "pois".
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20622712
6. Os dois trechos em que o autor explica a contradição de ideias são estes:
- "No entanto a aplicação desses tratamentos em humanos faz emergir um grande problema..."
- "Porém, se usarmos o transplante de células-tronco para tratamento de doenças humanas comuns..."
A marca linguística que evidencia isso são as conjunções coordenativas adversativas "porém" e "no entanto". Como o próprio nome indica, o objetivo desse tipo de conjunção é incluir uma adversidade, isto é, indica ideias opostas ou contrária sem relação ao que foi mencionado na oração que a antecede.
Outras conjunções que apresentam o mesmo valor semântico, isto é, o mesmo sentido, como estas: "mas", "entretanto", "contudo" e "todavia".
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/982393