Português, perguntado por User157296, 5 meses atrás

1) O texto a seguir é um fragmento de Tratado da Terra do Brasil, que o português Pero de Magalhães de Gandavo teria escrito na década de 1570, período em que Portugal já desenvolvia uma política de ocupação do território.

Havia muitos destes indios pela Costa junto das Capitanias, tudo enfim estava cheio deles quando começaram os portugueses a povoar a terra; mas porque os mesmos indios se alevantaram contra eles e faziam-lhes muitas traições, os governadores e capitães da terra destruíram-nos pouco a pouco e mataram muitos deles, outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns indios destes nas aldeias que são de paz, e amigos dos portugueses.
A lingua deste gentio toda pela Costa é, uma: carece de très letras scilicet, não se acha nela F, nem L. nem R, cousa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneira vivem sem Justiça e desordenadamente.
Estes indios andam nus sem cobertura alguma, assim machos como fêmeas não cobrem parte nenhuma de seu corpo, e trazem descoberto quanto a natureza lhes deu. Vivem todos em aldeias, pode haver em cada uma sete. olto casas, as quais são compridas feitas à maneira de cordoarias: e cada uma delas está cheia de gente de uma parte e de outra, e cada um por si tem sua estância e sua rede armada em que dorme, e assim estão todos juntos uns dos outros por ordem, e pelo meio da casa fica um caminho aberto para se servirem. Não há como digo entre eles nenhum Rei, nem Justiça, somente em cada aldeia tem um principal que é como capitão, ao qual obedecem por vontade e não por força; morrendo este principal fica seu filho no mesmo lugar: não serve doutra cousa senão de ir com eles à guerra, e aconselhá-los como se hão de haver na peleja, mas não castiga seus erros nem manda sobre eles cousa alguma contra sua vontade. Este principal tem três, quatro mulheres, a primeira tem em mais conta, e faz dela mais caso que das outras Isto tem por estado e por honra. Não adoram cousa alguma nem têm para si que há na outra vida glória para os bons, e pena para os maus, tudo cuidam que se acaba nesta e que as almas fenecem com os corpos, e assim vivem bestialmente sem ter conta, nem peso, nem medida..

a) Que comportamento do português, descrito no texto, poderia ser classificado como "bárbaro" e incivilizado, segundo os valores atuais?
b) Como Gandavo justifica o comportamento dos portugueses?
c) A visão de Gândavo pode ser considerada eurocèntrica, já que interpreta a cultura indigena com base nos valores dos europeus. Comprove essa afirmação recor rendo a passagens do texto.



2) Leia, agora, um depoimento do xamã (paje) Yanomami Davi Kopenawa conce dido ao etnólogo Bruce Albert nos anos 1990.

Mas os brancos são gente diferente de nós. Devem se achar muito espertos porque sabem fabricar multidões de coisas sem parar. Cansaram de andar e, para ir mais depressa, inventaram a bicicleta. Depois acharam que ainda era lento demais. Então inventaram as motos e depois os carros. Ai acharam que ainda não estava rápido o bastante e inventaram o avião. Agora eles têm muitas e muitas máquinas e fábricas. Mas nem isso é o bastante para eles. Seu pensamento está concentrado em seus objetos o tempo todo. Não pararam de fabricar e sempre querem coisas novas. E assim, não devem ser tão inteli gentes quanto pensam que são. Temo que sua excitação pela mercadoria não tenha fim e eles acabem enredados nela até o caos. Já começaram há tempos a matar uns aos outros por dinheiro, em suas cidades, e a brigar por minérios ou petróleo que arrancam do chão. Também não parecem preocupados por nos matar a todos com as fumaças de epidemia que saem de tudo isso. Não pensam que assim estão estragando a terra e o céu e que nunca vão poder recriar outros.

a) Invertendo a visão dos exploradores que estiveram no Brasil no século XVI, o xamã apresenta o estranhamento dos indígenas diante do comportamento dos homens brancos. O que causa esse sentimento?
b) Com qual propósito o xamã enumera meios de transporte cada vez mais sofisticados?
c) O trecho é finalizado com um exemplo da sabedoria indigena Yanomami. Identifique-o e explique o que ensina.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Leticia140778
17

Em relação aos textos ligados a história do Brasil, é possível destacar que ambos exprimem a percepção pessoal. No primeiro texto, é possível ter acesso a visão de um homem estrangeiro que exalta sobre as terras descobertas e o povo que nela vivia, no caso os índios; no segundo texto temos a impressões de um índio em relação aos homens brancos.

Análise dos textos

Análise do Tratado da Terra do Brasil

O Tratado da Terra do Brasil é um relato sobre a descoberta deste país, sendo que nele é possível ter acesso, mesmo que de forma contida, sobre a visão dos estrangeiros em relação aos índios.

a - O que se pode perceber, no trecho indicado, é que os índios eram considerados bárbaros por não serem regidos por lei alguma. Pero Magalhães retrata no texto que os mesmos não eram punidos pelos seus erros, além disso, viviam sem roupas, nus, misturados homens e mulheres.

b - Ele justifica que muitos índios foram mortos porque se revoltavam contra eles e os traiam, porém, outros índios eram amigos dos portugueses.

c - Todas as passagens do texto demostram o quanto os portugueses eram centrados em si, pois, logo no início do trecho ele conta que matavam os índios que se revoltavam com eles, porém, a terra era dos índios e eles estavam tomando conta de algo que não era parte de Portugal. Em outro momento ele acha um absurdo a língua, por não apresentar as mesmas letras que o alfabeto português, porém, as línguas se diferenciam e possuem aspectos únicos. A forma como criticam o modo como os índios vivem representa esse egocentrismo português, pois, afinal de contas, os índios já viviam nessas terras.

Análise do depoimento do Xamã

O depoimento do Xamã foi realizado em uma época que os índios já tinha conhecimento sobre como os portugueses viviam e como era a cultura dos mesmos, diferente dos índios aqui viviam em 1500, sendo que esses nada sabiam dos estrangeiros. Portanto, é possível inferir que já há uma interferência do meio nessa visão.

a - Os índios possuem uma cultura muito ligada a natureza, desse modo acabam por estranhar que os homens brancos buscam riquezas, pois para o povo indígena a riqueza está naquilo que é natural. São culturas diferenciadas e valores diferentes.

b - Ele destaca as invenções do homem a fim de diminuírem  os próprios esforços.

c - A mensagem ao final do texto revela que tantas invenções e explorações acabam estragando à terra e irão acabar prejudicando a sobrevivência das vidas futuras.

Saiba mais sobre os textos que falam sobre índios e portugueses em:

https://brainly.com.br/tarefa/47100304

https://brainly.com.br/tarefa/35210557

https://brainly.com.br/tarefa/51175855

#SPJ1

Anexos:

User157296: Obrigado.
glopes013: dnd
Perguntas interessantes