História, perguntado por paulocarriao, 5 meses atrás

1) O TERRITÓRIO DA MESOPOTÂMIA FOI OCUPADO POR VÁRIOS POVOS E IMPÉRIOS AO LONGO DE SUA HISTÓRIA:
a) CITE O NOME DESSES POVOS, ONDE SE LOCALIZAVAM,QUAL SÉCULO APARECERAM.
b) CITE QUAL IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO PARA A HUMANIDADE QUE CADA UM DELES DEIXOU COMO LEGADO.


2) FOI RESPONSÁVEL POR DESENVOLVER UM DOS PRIMEIROS CÓDIGOS DE LEI DA ANTIGUIDADE :
a) QUEM FOI SEU CRIADOR. QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA SEU POVO?
b) COMO ERA CHAMADO ESSE CÓDIGO?
c) O QUE DETERMINAVA ESSE CÓDIGO? PORQUE?

3) DESCREVA COMO ERA A SOCIEDADE MESOPOTÂMICA,COMO ERA SUA DIVISÃO?
SE DESEJAR,PODERÁ ELABORAR UM DESENHO PARA EXPLICAR .

4) QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA CUNEIFORME?

Soluções para a tarefa

Respondido por omalole
3

Resposta:

1- a)Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, dominaram a região entre 3200 a.C. e 2800 a.C. ,os amoritas, por volta de 1900 a.C., os assírios, dominaram a região da Mesopotâmia até 1450 a.C. e os caldeus, 539 a.C. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios, por volta de 2200 a.C., e os elamitas, de 2700 a.C. até 539 a.C.

b)Sumérios: Os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles fundaram as primeiras cidades da região, das quais se destacam, por exemplo, Ur, Uruk e Eridu. As cidades sumérias logo assumiram a condição de cidades-estado, ou seja, possuíam total autonomia e uma administração própria.

Acádios : povo que habitava a região central da Mesopotâmia, conquistou as grandes cidades da Suméria e fundaram o Império Acádio. Os acádios tinham Ágade como sua principal cidade e tiveram Sargão I como importante rei. Esse império foi um dos primeiros centralizados da humanidade.

Amoritas: eram um povo semita originário do deserto da Arábia que haviam se estabelecido na cidade da Babilônia. Por volta de 1900 a.C., esse povo constituiu um império na região, conhecido como Primeiro Império Babilônico. A cidade da Babilônia foi transformada em um importante centro urbano e comercial de toda a Mesopotâmia.

Assírios: Os assírios eram um povo que habitava a região norte da Mesopotâmia e que, ao longo do segundo milênio a.C., organizaram uma sociedade extremamente militarizada. O exército assírio era considerado o mais poderoso e organizado de seu tempo. Isso porque os assírios formaram um exército profissional em constante treino, que utilizava armas de metal e carros de guerra puxados por cavalos.

Caldeus: Os caldeus, conhecidos como neobabilônicos, constituíram o Segundo Império Babilônico ao conquistar a Mesopotâmia dos assírios em 612 a.C. O império formado pelos caldeus foi extremamente curto e, nesse período, Nabucodonosor foi seu principal rei. Atribui-se a Nabucodonosor o feito de ter ordenado a destruição de Jerusalém e de ter promovido grandes construções na cidade da Babilônia.

2- a) Aproximadamente em 1700 a.C, Hamurabi foi o responsável por decretar o código conhecido com seu nome,(código de Hamurabi) que sobreviveu até os dias de hoje em cópias parcialmente preservadas. A importância histórica do Código de Hamurabi deve-se pelo fato de ele ter se tornado a fonte jurídica na qual se basearam as leis de praticamente todos os povos semitas da antiguidade, incluindo os assírios, os caldeus e os próprios hebreus.

b) Código de Hamurabi.

c) Baseado nas Leis de Talião (“Olho por olho, dente por dente”), o Código de Hamurabi é um conjunto de leis para controlar e organizar a sociedade.

3- A sociedade da Mesopotâmia era dividida em uma estrutura de pirâmide, com concentração cada vez maior de poder quanto mais alto o sujeito estivesse.

No topo da sociedade ficava o líder (geralmente um Rei ou Imperador), que era tanto líder político quanto religioso.

Abaixo dele, dentro do esquema de privilégios, ficavam os sacerdotes, os nobres e os militares, responsáveis pela manutenção da estrutura de poder da sociedade.

Na parte mais baixa da pirâmide ficavam os artesãos e os camponeses, que eram livres, mas não tinham poderes políticos, e abaixo de todos ficavam os escravos, que não tinham poder político algum e eram considerados propriedades de seus donos.

DESENHO abaixo

4- Seu principal uso foi na contabilidade e na administração, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais.

Explicação:

Anexos:

paulocarriao: deitou man, vlw mesmo
Perguntas interessantes