1) O surgimento das teorias enunciativas afeta duas grandes áreas de conhecimento que envolvem a linguagem: a linguística e a comunicação. Uma dessas teorias é o sociointeracionismo. De acordo com ele, a linguagem seria uma prática social, pois é por meio dela que os indivíduos interagem nas diversas esferas de atividade humana. Nesse sentido, a linguagem deixa de ser vista como um instrumento de comunicação de uma intenção de uma fonte a um receptor e passa a ser vista como instrumento de interatividade.
Esta novidade concebida pelo sociointeracionismo acaba por originar também outro conceito inovador no que diz respeito à comunicação entre os falantes. Que conceito é este?
Alternativas:
a) Gêneros do discurso.
b) Atitude responsiva ativa.
c) Formações imaginárias.
d) Condições de produção.
e) Sujeito descentrado.
2) Leia a seguir o trecho de um artigo:
O cientista esteve no centro de uma polêmica sobre a natureza do experimento e seus resultados.Gerou incômodo por provar que a maioria das pessoas não sabe diferenciar se está agindo por vontade própria ou meramente em resposta à determinação de uma autoridade, e, especialmente em situações de crise, pode delegar decisões importantes a figuras de autoridade. Em certas condições, indivíduos passam a perceber a si mesmo apenas como uma engrenagem de um sistema maior, sob o qual não têm influência, mas no qual exercem um papel.
(WOOD JR., T. A lição de Stanley Milgram. Carta capital, 13 abr. 2016. Opinião. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2016.):
Após a leitura do trecho, assinale a alternativa que faz uma afirmação correta sobre ele:
Alternativas:
a) A concordância entre o sujeito "a maioria das pessoas" e a locução verbal "não sabe diferenciar" está errada, pois "pessoas" deveria estar no singular, concordando com o verbo.
b) A concordância entre o sujeito "a maioria das pessoas" e a locução verbal "não sabe diferenciar" está correta, pois o verbo deve sempre concordar com o partitivo, e não com o núcleo do sujeito.
c) A concordância entre o sujeito "a maioria das pessoas" e a locução verbal "não sabe diferenciar" está correta, mas a locução verbal também poderia estar no plural, "não sabem",concordando, assim, com o núcleo do sujeito "pessoas".
d) A concordância entre o sujeito "a maioria das pessoas" e a locução verbal "não sabe diferenciar" está errada, pois o verbo deve sempre concordar com o núcleo do sujeito, e não com o partitivo.
e) A concordância entre o sujeito "a maioria das pessoas" e a locução verbal "não sabe diferenciar" está errada, pois a locução verbal deveria estar no plural, "não sabem", concordando, assim, com o núcleo do sujeito "pessoas".
3) Leia a seguir o trecho de uma reportagem:
Quilombolas e indígenas estão em luta pelo território, camponeses em luta pela terra, e estão todos sendo exterminados, assassinados, despossessados. Os "condenados da terra", como escreveu Frantz Fanon, são as vítimas do trabalho escravo e da pistolagem, excluídos do acesso à terra, à água, ao espaço para viver e se reproduzir, que se concentra na mão de fazendeiros, banqueiros e das grandes mineradoras, protegidos por um Poder Judiciário injusto e por representantes políticos fiéis à oligarquia que os financia.
(MILANEZ, F. A explosão da violência na luta pela terra e território. Carta Capital, 15 abr.2016. Sociedade. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2016.)
Considerando o que você leu neste trecho, julgue as afirmativas a seguir:
I. A presença de crase na ligação entre a palavra acesso e as palavras terra e água está correta, uma vez que essa palavra é regida pela preposição a.
II. A ocorrência da preposição do logo após excluído está incorreta, uma vez que excluído é regido pela preposição por (pelo/pela).
III. A palavra luta, na primeira linha, é corretamente seguida pela preposição pelo/pela, pois este substantivo, quando seguido de complemento, é regido pela preposição por (que se torna pelo/pela na fusão com os artigos definidos o/a).
IV. A ocorrência de crase logo após a palavra fiéis está incorreta, pois este substantivo não é regido por nenhuma preposição.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I e IV.
Soluções para a tarefa
1 b) Atitude responsiva ativa.
Resposta:
Av - Teoria da Argumentação Jurídica
Explicação:
1-d) Emotiva, referencial, conativa, poética, fática e metalinguística
2-b) Atitude responsiva ativa
3-a) I e III
4-e) Alusão e apóstrofe
5-a) A realização de um raciocínio indutivo, pois, a partir de uma amostra de legumes, chega-se a uma lei sobre eles, agregando conhecimento novo
6-a) Existem duas formas de redigir a ementa de um parecer: formulação de frases acerca do conteúdo do parecer e utilização de palavras-chave a respeito do conteúdo do parecer
7-d) Os termos que só tem significado no âmbito do Direito são chamados de termos de pertinência jurídica exclusiva
8-e) O primeiro artigo do texto indicará o objeto da lei e o respectivo âmbito de aplicação
9-b) O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) são considerados Tribunais Superiores
10-b) Ironia e metáfora