História, perguntado por sabrinasaffira, 1 ano atrás

1) O que você entende por criacionismo e evolucionismo?

2) Qual a diferença entre essas concepções?

Soluções para a tarefa

Respondido por PhiWharf
504
Criacionismo é o pensamento que acredita ter uma força maior (Deus, ou qualquer outro presente em alguma crença, monoteísta ou politeísta). Que a geração foi espontânea/instantânea. E essa força criou tudo e todos, da maneira que encontramos hoje.

Evolucionismo é o pensamento que inclusive pode acreditar na existência de uma força maior e pertencer a uma crença, porém que tais seres evoluiram, mudaram, etc. Esse pensamento pode ser "adaptativo" ou "seletivo". Onde um acredita que os seres evoluiram para se adaptar ao meio. E outro acredita que o meio selecionou o mais apto a sobreviver.
Respondido por falarodrigo
201
Cara Sabrina, 

1) O criacionismo consiste no conjunto de mitos de que Deus - ou deuses ou outros seres mitológicos, a depender da religião, do período histórico, e da cultura- criou(aram) o mundo e o homem do jeito que é hoje, sem alterações, pronto e em tempos recentes (para os padrões evolutivos, ou seja, há alguns milhares de anos, no máximo). Esses modos de explicar o mundo foram, especialmente, desenvolvidos há centenas ou milhares de anos, período no qual a humanidade ainda não apresentava conhecimento suficiente e nem a tecnologia necessária para encontrar uma resposta mais adequada quanto ao estudo da vida, inclusive a nossa própria.

Atualmente, inclusive, algumas pessoas que acreditam nos mitos criacionistas propõem que a evolução foi guiada por Deus ou deuses (outros sugerem alienígenas), dentre outras ideias estranhas. Enfim, já houve centenas ou milhares de mitos quanto ao surgimento da vida, do ser humano, dentre outros aspectos semelhantes.


Por outro lado, o evolucionismo é a base de toda a biologia atual, com confirmação através de diversos campos do conhecimento humano, tais como a genética, a geologia, paleontologia, que demonstram a existência do ser humano não enquanto separada dos demais animais, mas intimamente relacionada. Ou seja, ao longo de um período de tempo extraordinário, mais de três bilhões de anos, período difícil de ser analisado pelos parâmetros temporais da mente humana, todos os seres vivos evoluíram a partir de formas muito parecidas, devido aos diferentes contextos evolutivos servido ao processos de seleção natural e seleção sexual,possibilitando a enorme biodiversidade característica de nosso planeta.

2) A maior diferença entre ambas é que os mitos criacionismos está embasado na crença religiosa, na fé, no dogma dos livros escritos por pessoas inspiradas por Deus ou deuses ou pela transmissão oral ao longo da história até serem escritos. Já a teoria evolucionista é baseada no que a humanidade desenvolveu de mais moderno, do pensamento lógico e racional, sendo comprovada cientificamente na genética, paleontologia, biologia, estudos microbiológicos, matemáticos, bem como em análises de casos ao redor do mundo. Não é preciso ter fé na evolução, é possível testá-la e comprová-la, por exemplo, com gerações de bactérias ou mesmo através da seleção artificial através da qual o ser humano desenvolveu tantas raças tão diferentes de cachorros.

Sugiro a leitura dos livros de Richard Dawkins e de Carl Sagan ("O Maior Espetáculo da Terra" e "O mundo assombrado por demônios", bem como o vídeo da cientista brasileira Suzana Herculano-Houzel (basta colocar o nome dela + ted no you..tube) .

Bons estudos!

Perguntas interessantes