1 “O que vem acontecendo desde o início deste milênio é o que conhecemos como “salto de espécies”. O vírus vai de uma espécie onde ele é o parasita habitual para a espécie humana.” O trecho acima é parte de uma entrevista dada, pelo médico infectologista Estevão Portela Nunes, ao site do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no dia 09/03/2020. O infectologista se referia ao Covid-19. Porém não é a primeira vez que um vírus de outra espécie animal consegue infectar seres humanos (o que ele chamou de “salto de espécies”). Pesquise outros dois casos que podem ser considerados “salto de espécies” e explique como esses vírus passaram a infectar seres humanos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
111
Resposta:
Desde 2002 tivemos três novos coronavírus com alta taxa de mortalidade e potencial para causar pandemia: o Sars-CoV em 2002, o Mers-CoV em 2012 e agora o Covid-19. De uma forma geral, a gente acredita que o morcego esteja na base de todos esses “saltos” entre espécies, mas normalmente são associados a um animal intermediário.
Na época do Sars, em 2002, foi a civeta que provocou a transição entre o morcego e o ser humano. Em 2012, dez anos depois, foi um dromedário o responsável pela transmissão do Mers. Agora o morcego é suspeito ser a origem do “salto” de 2019, mas ainda não sabemos que animal funcionou como hospedeiro intermediário até chegar ao homem.
Explicação:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás