1- O que simboliza a caverna?
2- O que Platão pretendia ao mito da caverna?
3- O mito da caverna, o prisioneiro ao se libertar ele contente a realidade fora da caverna?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Significa o lado obscuro de nossas mentes, onde nem mesmo nós conhecemos direito como se passam e se processam os pensamentos lá É uma alegoria para o mundo ilusório das aparências em que estamos aprisionados.
2- Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem, enquanto que as correntes significam a ignorância que prendem os povos, que pode ser representada pelas crenças, culturas e outras informações de senso comum que são absorvidas ao longo da vida.
3- Uma das pessoas presas nesta caverna conseguiu se libertar das correntes e saiu para o mundo exterior. A princípio, a luz do sol e a diversidade de cores e formas assustou o ex-prisioneiro, fazendo-o querer voltar para a caverna.
No entanto, com o tempo, ele acabou por se admirar com as inúmeras novidades e descobertas que fez. Assim, quis voltar para a caverna e compartilhar com os outros prisioneiros todas as informações e experiências que existiam no mundo exterior.
As pessoas que estavam na caverna, porém, não acreditaram naquilo que o ex-prisioneiro contava e chamaram-no de louco. Para evitar que suas ideias atraíssem outras pessoas para os “perigos da insanidade”, os prisioneiros mataram o fugitivo.
Explicação:
Resposta:
O mito da caverna simboliza principalmente os graus em que se divide a realidade da razão.
Explicação: