1. O que significa IDH? Quais as duas modalidades de desenvolvimento?
2. Em que consiste o IDH?
3. Como se calcula o IDH de cada país? O que significa essa variação?
4. O que siginifica:
a) PIB.
b) PNB.
c) Renda nacional.
d) Renda per capita.
5. Qual a diferença da renda entre os países pobres e ricos?
6. Sobre os incdicadores sociais, responda ao que se pede:
a) O que é expectativa de vida?
b) O que é taxa de mortalidade infantil?
c) Qual a diferença da fome abeeta ou epidêmica da fome oculta ou endêmica?
d) Qual a importância do nível de escolaridade?
Soluções para a tarefa
Explicação:
DESENVOLVIMENTO HUMANO
GEOGRAFIA
IDH, sigla para Índice de Desenvolvimento Humano, é uma medida de desenvolvimento de um país, que avalia não só os aspectos econômicos mas também sociais, considerando que não é apenas a economia que mede o avanço de uma população. Utilizado como parâmetro mundial, o IDH permite comparar a qualidade de vida de cada país, identificando o seu desenvolvimento socioeconômico e orientando as possíveis medidas a serem tomadas naquilo que se encontra deficiente.
Todos os anos os países são avaliados, avaliação essa que possibilita a Organização das Nações Unidas interferir, por meio da elaboração de políticas de ajuda humanitária, nos territórios que apresentem essa necessidade.
No entanto, vale ressaltar que, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano no Brasil (PNUD Brasil), o IDH não deve ser considerado um medidor de felicidade ou o indicador do melhor lugar para viver, pois não leva em consideração todos os aspectos necessários para chegar-se a essa conclusão, como equidade, sustentabilidade, democracia, entre outros.
Leia também: O que é PIB?
Quem criou o IDH?
O IDH foi criado em 1990 por Mahbub ul Haq, economista paquistanês, em colaboração com Amartya Sen, economista indiano e ganhador do prêmio Nobel de economia de 1998. O Pnud — órgão da Organização das Nações Unidas que visa promover o desenvolvimento dos países e acabar com a pobreza — utiliza o IDH como medida comparativa para avaliar os países-membros da organização.
É hoje um dos principais indicadores do Relatório para o Desenvolvimento Humano (RDH), considerado pela ONU como um importante instrumento no progresso do desenvolvimento humano no mundo. Esse relatório é divulgado nacional, global e anualmente.