1)O que são soluções saturadas?
2)O que é o corpo de fundo ou corpo de chão?
3)O que é o coeficiente de solubilidade ou solubilidade?
OBS.
Ao analisar o gráfico ou curva de solubilidade da página 20 você percebe que:
→ Solubilidade KBr a 10ºC é 60g/100g de água
→ Solubilidade KNO3 a 62ºC é 110g/100g de água
→ Solubilidade NH4Cl a 70ºC é 60g/100g de água
4)Identifique no gráfico da página 20 duas substâncias cuja solubilidade aumenta com o aumento da temperatura.
5)Qual é a solubilidade do brometo de potássio (KBr) a 70ºC?
6)Qual é a temperatura mínima necessária para dissolver 60g de nitrato de potássio (KNO3) em 100g de H2O?
EXEMPLO:
O coeficiente de solubilidade de um sal é de 30g por 100g de água a 80ºC. A massa em gramas desse sal, nessa temperatura, necessária para saturar 80g de água é:
Sal Água
30g ------- 100g
x -------- 80g
x=30.80=2400/100=24g
7)O coeficiente de solubilidade de um sal é de 60g por 100g de água a 80ºC. A massa em gramas desse sal, nessa temperatura, necessária para saturar 80g de água é:
Soluções para a tarefa
As questões abordam a temática das soluções químicas. Vamos relembrar alguns conceitos e analisar cada uma das questões individualmente, entendendo o que é pedido:
- Introdução:
Solução é o nome dado pela mistura de um solvente e um soluto. Geralmente o soluto é sólido, como um sal ou açúcar, e o solvente é líquido, como água.
Para cada solução existe um coeficiente de solubilidade, que mostra a quantidade máxima de soluto permitido naquele solvente em determinada temperatura. O coeficiente da água por exemplo, a 20°C, permite dissolver 33g de açúcar a cada 100ml, ou 36g de sal para o mesmo volume.
Existem as curvas de solubilidade dos materiais, e essa massa de soluto permitida para a dissolução pode aumentar ou diminuir de acordo com a variação da temperatura. A maioria dos solventes permite maior massa de soluto quando aumenta sua temperatura, apenas alguns raros solventes diminuem seu coeficiente de solubilidade ao aumentar a temperatura.
Vamos às questões:
- Questões:
1. As soluções saturadas são aquelas em que o soluto está em seu nível máximo de dissolução, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade para aquele solvente. Por exemplo, para cada 100ml de água à 20°C, podemos dissolver exatamente 33g de açúcar. Nesse caso, se tivermos uma solução de 100ml de água com 33 gramas de açúcar, temos uma solução saturada, pois o açúcar, que é o soluto, está em seu nível máximo permitido pelo coeficiente da solução.
2. Uma solução com corpo de fundo é uma solução saturada, onde forma-se um amontoado com o excesso de soluto no fundo da solução. Podemos dar como exemplo didático um suco de limão: na limonada, temos água, limão e açúcar. O limão e a água são líquidos e formam o solvente. Eles possuem um limite de açúcar que pode ser dissolvido, de acordo com a quantidade de líquido e a temperatura da solução. Qualquer miligrama a mais de açúcar que você colocar nesse suco não será dissolvido. Com o passar do tempo, o excesso de açúcar vai parar no fundo, e costumamos misturar de novo antes de beber. Esse açúcar no fundo é o corpo de fundo da solução água-açúcar-limão. Quando misturamos o suco, o açucar se mistura novamente e a solução se torna supersaturada. Com o tempo, o açúcar se deposita no fundo do recipiente, formando um corpo de fundo e tornando a solução saturada.
3. O coeficiente de solubilidade determina a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um solvente específico, envolvendo a temperatura e a quantidade de solvente. Nesse caso, como citado anteriormente, podemos citar como exemplo o coeficiente de solubilidade da água: para cada 100ml de água, à 20°C, podemos dissolver 33g de açúcar ou 36g de sal. Logo, o coeficiente de solubilidade depende do volume e temperatura do solvente e dita a máxima quantidade de soluto específico dissolvida.
4 e 5. Só consigo responder essas perguntas analisando o gráfico. Adicione nova pergunta com o gráfico em anexo.
6. O coeficiente de solubilidade do KNO₃ é 31,2g em 100g de água a 20ºC, de acordo com o Google.
Isso significa que em 100ml de água, na temperatura de 20°C, podemos dissolver 31,2g do sal Nitrato de Potássio. Para achar a temperatura em que poderíamos dissolver 60g desse sal, vamos montar uma regra de três simples:
31,2g KNO₃ ----- 20°C
60g KNO₃ ------ x
➯ Multiplique cruzado:
➯ Isole x:
➯ A mínima temperatura para dissolver 60g de KNO₃ em 100g de água é de 38,5°C.
7. Vamos resolver essa questão por meio de uma regra de 3 simples:
100g H₂O ----- 60g sal
80g H₂O ------ x
➯ multiplique cruzado:
➯ Isole x:
➯ A massa desse sal para saturar 80g de água corresponde à 48g.
Saiba mais sobre soluções em:
- https://brainly.com.br/tarefa/276744
- https://brainly.com.br/tarefa/25994938
Espero ter ajudado!