1- O que são relações ecológicas?
2- Diferencie relações harmônicas de desarmônicas.
3- Quais são as relações ecológicas harmônicas? De exemplos dessas relações.
4- O que são liquens? Qual a importância ecológica desses seres vivos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Relações ecológicas são as interações que acontecem entre os seres vivos, as quais podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécies (relações intraespecíficas) ou indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas). Elas também podem ser harmônicas ou desarmônicas.
2- Relações Harmônicas: quando o resultado da associação entre as espécies é positiva, na qual um ou os dois são beneficiados sem o prejuízo de nenhum deles.
Relações Desarmônicas: quando o resultado desta relação for negativo, ou seja, se houver prejuízos para uma ou ambas as espécies envolvidas.
3- relações harmônicas são aquelas que, como o nome sugere, não causam prejuízos aos envolvidos, sendo essas relações benéficas para todos ou, ainda, para um dos envolvidos sem haver prejuízo nem benefício para o outro. Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo.
4- Os liquens são seres vivos muito complexos que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma alga ou cianobacteria.
A importância dos liquens é que produzem ácidos que degradam rochas e ajudam na formação do solo, tornando-se organismos pioneiros em diversos ambientes. Esses ácidos também possuem ação citotóxica e antibiótica.
Explicação:
Espero ter te ajudado!!!