1. O que são fungos?
Soluções para a tarefa
Resposta:Os fungos são organismos heterotróficos, eucarióticos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi. ... Além de heterotróficos, os fungos são seres eucarióticos e podem ser unicelulares, como no caso das leveduras, ou multicelulares, como os cogumelos.
Exemplos:Tipos de fungos
Geralmente, os fungos são classificados em quatro grupos:
Chytridiomycota (quitrídeos);
Zygomycota (bolores de pão e mofo);
Ascomycota (leveduras);
Basidiomycota (cogumelos comestíveis, como o champignon, e decompositores como os orelhas-de-pau).
Os fungos também podem ser classificados de acordo com suas fontes de alimentos. Aqueles que se alimentam de organismos mortos, ajudando na decomposição, são chamados de saprófitos.
Os organismos que obtêm o sustento através de um hospedeiro vivo, mas sem prejudicá-lo, são chamados de simbiontes ou mutualistas, por exemplo, os liquens. Se os fungos se alimentam de um hospedeiro e o prejudicam, pode ser chamado de parasita.
Exemplos de fungos
Leveduras
Leveduras são fungos que podem viver como unicelulares ou em uma forma multicelular com hifas. Elas são encontradas em uma variedade de ambientes, inclusive vivendo dentro e sobre plantas e animais.
As leveduras são capazes de metabolizar carboidratos em álcool e dióxido de carbono. Por isso, são usadas para criar certos alimentos. A fermentação de carboidratos por leveduras é utilizada, por exemplo, para os pães, cerveja e vinho.
Bolores
Os bolores pertencem ao grupo de organismos chamados zigomicetos. Eles crescem rápido e são responsáveis pela deterioração de muitos alimentos, como pães, frutas e produtos lácteos. As hifas desses fungos se espalham por uma fonte de alimento e penetram na comida, absorvendo os nutrientes.
O que é bolor e por que ele é perigoso?
Líquens
Um líquen é formado por uma relação entre um fungo e muitos organismos fotossintéticos, isto é, uma relação simbiótica, caracterizada por acontecer entre indivíduos de diferentes espécies.
Micorrizas
As micorrizas são fungos que vivem em estreita associação com as raízes das plantas e as ajudam a absorver mais nutrientes. As hifas desses fungos crescem até as raízes das plantas e se ramificam em uma rede extremamente fina de hifas que são capazes de absorver mais nutrientes para seu volume.
Estima-se que mais de 90% das espécies de plantas tenham relação com micorrizas. Se houver falta dessas populações de fungos no solo, muitas plantas podem ter dificuldade de sobrevivência.
Doenças causadas por fungos
Alguns fungos podem causar doenças. Normalmente, ações como andar descalço, compartilhar objetos pessoais e enxugar a pele inadequadamente podem favorecer o desenvolvimento dos fungos na pele. Essas são algumas doenças fúngicas:
Micose
A micose é uma infecção fúngica da pele que pode afetar o couro cabeludo, pés, virilha, barba, braços, costas e outras áreas. Ela pode ser causada por três tipos de fungos chamados de trichophyton, microsporum e epidermophyton.
É possível que esses fungos possam viver por um período prolongado como esporos no solo e humanos e animais podem contrair micose após contato direto com esse solo. O tratamento pode envolver medicamentos tópicos ou orais.
O que é micose, tipos e como tratar
Candidíase
A candidíase é uma infecção causada pela proliferação exagerada do fungo Candida albicans. Esse fungo existe naturalmente no corpo humano em pequenas quantidades e auxilia na absorção de nutrientes e na digestão.
Quando a Candida se reproduz de modo descontrolado, os sintomas típicos da candidíase podem aparecer, especialmente em pessoas com o sistema imunológico fraco, que são mais sensíveis a alterações no organismo. Normalmente, o tratamento é feito com o uso de remédios, pomadas ou solução e uma dieta adaptada.
Candidíase: causas, sintomas, tipos e como tratar
Candida auris: o que é preciso saber sobre o superfungo?
Histoplasmose
Essa é uma doença fúngica que atinge principalmente o pulmão. Ela é causada pelo fungo Histoplasma capsulatum encontrado nas fezes de morcegos e pássaros. Geralmente é transmitida por inalação de esporos do fungo presentes no ar. Em casos graves, o tratamento envolve medicamentos antifúngicos.
Fungo comestível
As espécies de fungos são amplamente variadas. Enquanto alguns fungos podem ser prejudiciais, há outros que são comestíveis e inclusive benéficos à saúde.
Cogumelo: benefícios para saúde e usos diversos
Alguns cogumelos são fungos comestíveis ricos em nutrientes, proteínas, vitaminas e minerais importantes, como vitamina C, vitamina B6, magnésio, fósforo, potássio, cobre, folato e zinco. Alguns deles são:
Shitake;
Portobello;
Enoki;
Shimeji;
Paris;
Porcini;
Trufa.