Física, perguntado por vmullerkochhann, 6 meses atrás

1-O que são fluidos?

Soluções para a tarefa

Respondido por dinhohelena505
0

Resposta:

Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos.

Explicação:

espero ter ajudado da maneira que tenha desejado! boa sorte! ☺️

Respondido por Lewisenberg
2

Os fluidos são substâncias muito sensíveis a deformações e capazes de escorrer em uma superfície.

Os exemplos mais comuns de fluidos são os líquidos e gases. Como são sensíveis à deformação, não conseguem manter sua forma, por isso geralmente é preciso aplicar apenas uma força pequena para causar alteração no formato da substância. Os fluidos possuem interações intermoleculares mais fracas, que permitem que suas partículas rolem mais livremente entre si, assim ocorrendo o escoamento. A água é um exemplo de fluido, por conta disso é possível transportá-la em tubulações, utilizando a propriedade de escoamento.

Em termos técnicos, os fluidos podem ser definidos como substâncias que mudam sua forma continuamente ao se aplicar uma tensão de cisalhamento. Uma tensão de cisalhamento é proveniente da aplicação de uma força horizontal sobre um corpo. Para visualizar, pingue uma gota d'água em qualquer superfície reta e posicione sua boca ao lado da gota, assopre e veja se a gota consegue se mover sem mudar de formato. O que acontece é que a gota vai ficando cada mais mais comprida e fina até perder completamente o formato de gota. Caso a gota seja trocada por um dado, este iria rolar e continuar no formato de um quadrado até o fim, por isso que, no geral, os sólidos não são considerados fluidos.

Tipos de fluidos:

De acordo com a Lei de Newton da Viscosidade:

\large\tau = \mu \dfrac{\partial v}{\partial y}\begin{cases}\tau = \text{tens$\tilde{a}$o} \ \text{de cisalhamento}\\\mu = \text{viscosidade}\\\dfrac{\partial v}{\partial y} = \text{taxa de}\ \text{de\,\!formac$_{\!\!,}\tilde{a}$o}\end{cases}

Um fluido deve ter a taxa de deformação proporcional à tensão de cisalhamento, para que a viscosidade dele seja a mesma sempre.

  • Fluido Newtoniano:

Um fluido Newtoniano é aquele fluido no qual a taxa de deformação é sempre proporcional à tensão de cisalhamento, respeitando a lei de Newton. No gráfico em anexo, essa relação forma uma função do primeiro grau e representa a maioria dos fluídos, como a água. Em outras palavras, esse tipo de fluido é caracterizado por apresentar a mesma viscosidade quando muda a intensidade da tensão de cisalhamento.

  • Fluido Não-Newtoniano:

Já um fluido Não-Newtoniano acaba se deformando de maneira diferente quando muda a intensidade da força, ou seja, a sua viscosidade muda quando se altera a intensidade da tensão de cisalhamento. Há várias categorias para esse tipo de fluido, entre elas:

Plástico de Bingham: é um fluido que se comporta como sólido, porém, ao receber uma tensão de cisalhamento inicial, passa a se comportar como um fluido Newtoniano. Ex.: creme dental, lama e o ketchup de sachê.

Pseudoplástico: é um fluido que diminui a sua viscosidade ao aumentar a tensão de cisalhamento, aparentando-se mais líquido. Ex.: tinta látex, leite condensado e a maionese.

Dilatante: é um fluido que aumenta a sua viscosidade ao aumentar a tensão de cisalhamento, aparentando-se mais sólido. Ex.: mistura de amido de milho e água e a areia movediça.

Tixotrópico: é um fluido que, ao receber tensão de cisalhamento constante por um certo tempo, comporta-se como um fluido pseudoplástico. Assim que cessa a tensão, ele retorna imediatamente ao estado inicial. Ex.: argila bentonita.

Reopético: é um fluido que, ao receber tensão de cisalhamento constante por um certo tempo, comporta-se como um fluido dilatante. Assim que cessa a tensão, ele retorna ao estado inicial. Ex.: gesso e tinta de impressora.

Viscoelástico: é um fluido que apresenta ao mesmo tempo características de sólido e líquido, sendo a elasticidade de um sólido e a viscosidade de um líquido. Ex.: gelatina, tintas e os plásticos.

Os fluidos também podem ser classificados como compressível e incompressível. Um fluido compressível é aquele que é capaz de ter seu volume reduzido em uma compressão (os gases são os principais exemplos). Já um fluido incompreensível é aquele que não é possível reduzir o seu volume em uma compressão (representado principalmente pelos líquidos).

_

Veja mais sobre os tópicos apresentados na discussão em:

  • Interações intermoleculares: https://brainly.com.br/tarefa/21079928
  • Líquidos e gases: https://brainly.com.br/tarefa/7246810
  • Tensão de cisalhamento: https://brainly.com.br/tarefa/36186577
  • Viscosidade: https://brainly.com.br/tarefa/6189302
Anexos:
Perguntas interessantes