1. O que motivou a insurreição em Pernambuco em 1817?
2. Por qual outro nome ou denominação a Revolução Pernambucana também ficou
conhecida?
3. O que enfraqueceu o governo republicano que foi fundado em Pernambuco com esse
movimento?
4. Pesquise como foi a participação da capitania do Ceará na Revolução Pernambuco de
1817. (por que os cearenses aderiram e quem foram os principais líderes)
Soluções para a tarefa
Resposta: 1. Esse movimento foi motivado pela insatisfação popular com as péssimas condições de vida que existiam nessa época e, principalmente, pela insatisfação das elites locais, cujos interesses conflitavam com os da Coroa portuguesa. Essa tensão foi ampliada com a divulgação dos ideais iluministas nessa região.
3. Repressão da Coroa
Além disso, mais de quatro mil soldados foram enviados da Bahia e marcharam para Pernambuco. O movimento enfraqueceu-se por causas de divergências internas entre as lideranças, o que permitiu que as tropas reais retomassem o controle sobre a Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará.
4. A Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817, foi o último movimento separatista do período colonial. Está relacionada com a crise socioeconômica que o Nordeste atravessava há quase um século em razão da desvalorização do comércio do açúcar e do algodão brasileiro no mercado externo. Além disso, a presença da família real portuguesa no Brasil aumentou o custo de vida em virtude da cobrança de impostos, o que causou revolta entre os pernambucanos. Os ideais republicanos também colaboraram para que a revolta acontecesse. O governo local foi tomado pelos revoltosos, mas as tropas fiéis ao governo central conseguiram derrotá-los.
Explicação: espero ter ajudado, bons estudos