Biologia, perguntado por giovanasousa2711, 6 meses atrás

1. O que fez com que os cientistas e pensadores passassem a questionar o fixismo? 2. O que é o fixismo? 3. Quais teorias evolucionistas você conhece? me ajudem pfv...​

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
0

1. Cientistas questionaram a concepção fixista, porque notaram que tudo no mundo é mutável e não há provas de que as coisas não sofreram variantes com o passar do tempo. Tudo indica que os fenômenos mudam e variam com o passar do tempo.

2. Fixismo concebe que os seres sempre estiveram no mundo e não são mutáveis.

O Fixismo é uma teoria antiga que concebe que os seres vivos existentes no mundo não foram criados após o surgimento deste, mas estão na Terra ao mesmo tempo que o universo surgiu.

Assim, não se pode falar em evolução das espécies, tendo em vista que os animais são fixos, ou seja, não sofrem modificações.

Esta teoria foi desconsiderada quando surgiram nossas concepções sobre a evolução das espécies, com os teóricos: Lamarck, Wallace e Darwin.

3. Há as teorias evolutivas de Darwin, que concebe que os organismos, por meio da seleção natural, sofreram mudanças com o tempo, surgindo a noção de seleção natural: os mais fortes permanecem e os mais fracos são extintos.

Há, também, a teoria de Lamarck, que diz que os órgãos dos seres humanos mais usados são perpassados pela ancestralidade. Já os menos úteis atrofiam e perdem utilidade.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/48367809

Anexos:
Respondido por ednetmello
2

1. O fixíssimo passou a ser questionado em meados do século XIX quando Charles Darwin e Alfred Russel Wallace desenvolveram trabalhos que mostravam o avanço na teoria da evolução gerando dúvidas em torno  da teoria do defendida pelo fixíssimo.

2. O Fixíssimo é uma teoria surgida na Grécia antiga por Aristóteles e Platão, no  qual defendiam o pensamento de que as espécies seriam imutáveis, e não sofriam modificações ao longo do tempo e permaneciam da mesma forma desde o momento de sua criação.

O fixíssimo ganhou mais evidência quando os criacionistas e religiosos São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, passaram a apoiar os pensamentos de Aristóteles, incluindo a ideia  de que todos os seres foram criados por  Deus, e que não ocorreria nenhuma mudança ou criação  ao passar dos tempos.

O fixíssimo também foi defendido pela teoria da geração espontânea  que também que foi iniciado por Aristóteles, e outra teoria fixista da época era a teoria do Catastrofismo, proposta por Georges Cuvier.

Uma das teorias fixistas surgidas nos tempos antigos que permanece até hoje é a teoria do naturalista de Carl Linnaeus quee criou a classificação biológica das espécies.

3. As teorias evolucionistas existentes  e mais conhecidas são:

  • Lamarkismo, foi uma teoria proposta por  Jean-Baptiste Lamack ao qual defendia a evolução dos seres vivos, sendo uma das primeiras teorias que de fato explicava essa evolução.

  • Darwinismo é uma junção das teorias propostas por Charles c, ao qual defendia que as espécies  sofriam mutações ao longo do tempo em função da seleção natural.

  • Neodarwinismo também conhecida como teoria sintética da evolução criada por diversos pesquisadores que se reuniram com a finalidade de explicar e mostrar alguns pontos da teoria de Darwin que não correspondia aos fatos. O  Neodarwinismo é  a teoria da ideia de mutação e recombinação genética.

Para mais informações sobre fixíssimo e evolucionismo:

https://brainly.com.br/tarefa/3770417  

 

Anexos:
Perguntas interessantes