Geografia, perguntado por yannasantos123, 9 meses atrás

1) O que eram as Entradas e as Bandeiras?

2) Qual a diferença entre Entradas e Bandeiras?

3) No Brasil, no século XVII, como eram os homens que introduziram no sertão, a que eram movidos e a quem
aprisionavam?


4)Comente sobre a importância da expedição comandada por Fernão Dias Pais.

5) Comente sobre a ação dos catequizadores, ao passo que se opunha a caçada humana.​

Soluções para a tarefa

Respondido por cpsfeh
1

Resposta:

Explicação:

1-

- as entradas foram financiadas pela Coroa portuguesa e tiveram como ponto de partida o litoral;

- as bandeiras foram expedições particulares saídas de São Paulo.

2-

Entradas --  

Pricipal caracteristica:

Desde o desembarque português no Brasil, em 1500, que a Coroa organizou entradas para explorar o sertão brasileiro.  

Exemplo:

Em 1554, portugueses, índios aliados e padres jesuítas organizaram uma expedição que resultou na formação da vila São Paulo de Piratininga.

Bandeira --

Principal caracteristica:

As bandeiras foram expedições que saíram da capitania de São Paulo em direção ao sertão brasileiro. Foram os bandeirantes os primeiros a encontrarem ouro às margens dos rios em Minas Gerais.

Exemplo:

As bandeiras organizadas por Bartolomeu Bueno da Silva tornaram-se famosas porque descobriam ouro em regiões mais distantes das de Minas, em Goiás e Mato Grosso.

3-

[...] homens adentravam o sertão brasileiro com objetivo de capturar indígenas, explorar metais preciosos e para conhecimento de riquezas naturais e espécies, tanto vegetais quanto animais. Apesar de não ser a causa que impulsionou essa atividade, o sertanismo teve grande contribuição para a interiorização brasileira. [...]

4-

élebre bandeirante brasileiro nascido na vila de São Paulo de Piratininga, conhecido como o caçador de esmeraldas. Descendente dos primeiros povoadores da capitania de São Vicente, começou a projetar-se como bandeirante após o desbravamento dos sertões que hoje constituem os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (1638). Participou da expedição que expulsou os holandeses das vilas do litoral, ameaçando desembarcar em São Vicente (1640). Exerceu várias funções na câmara de São Paulo e teve papel saliente na reintegração dos jesuítas que, expulsos (1640), permaneceram durante 13 anos afastados da vila. [...]

5-  

A ação dos catequizadores, ao passo que se opunha a esta caçada humana, acabava por facilitar o trabalho dos entradistas: a catequização dos índios, que se aglomeravam em aldeias, tornava mais facilitada a própria aniquilação deste povo. Os portugueses ainda aproveitavam as hostilidades entre certas tribos inimigas e jogavam-nas umas contra as outras, tirando grande partido disto. Apesar destes fatos, a luta dos portugueses não se desenvolveu sem perdas: os índios, de grande tradição caçadora e guerreira, opuseram grande resistência ao português. Mas a caçada portuguesa aos indígenas, ainda assim, foi implacável. (...)


tainaraludimila1: obg
Perguntas interessantes