1- O que era para Platão a divisão da alma e qual a função de cada uma?
2- Por que para Platão a alma racional deve orientar as outras duas almas?
3- Para Platão a cidade ideal seria governada por filósofos, e a sua cidade ideal, como seria? Explique em no máximo 5 linhas e mínimo 4 linhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Platão divide a alma em três partes ou funções: uma parte concupiscível ou sensual, a mais relacionada com as necessidades corporais; uma segunda parte irascível, correspondente aos impulsos e afetos, e, por último, a parte racional, mediante a qual é possível o conhecimento das ideias e a volição em sentido
2.Idealismo, Virtude e Transcendência Ética
Platão o discípulo mais notável de Sócrates e o fundador da Academia, tinha como pressuposto elementar do pensamento, a virtude é conhecimento, e o vicio existe em função da ignorância.
Diferente de Sócrates, Platão ensinava em um lugar apartado, onde o pensamento podia vagar tranquilamente, onde se pode desenvolver um ponto de vista. Para ele, somente as ideias são certas, eternas e imutáveis, e tudo o mais que se conhece é incerto, perecível e mutável. Somente a alma logística é capaz de ciência, e esta ciência, deriva da contemplação das ideias perfeitas e imutáveis pelo filosofo.
3.A Cidade Ideal de Platão No livro A República, Platão formula uma cidade ideal, onde para ele haveria a tão sonhada justiça. Essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. ... Como no corpo humano, a cabeça é que governa, na cidade ideal, caberia àqueles dotados da razão, os filósofos, o dever de governar a cidade.