Português, perguntado por rodrigues10nycolle, 5 meses atrás

1. O que é síntese, como se faz e para que serve?

2. O que é um resumo, como se faz e para que serve?

3. O que é uma resenha, como se faz, quais os seus tipos e para que serve?

4. O que é um sinopse, como se faz e para que serve?


5. O que um artigo, como se faz e para que serve?

6. O que é relatório, como se faz, quais os seus tipos e para que serve?

7. O que é um fichamento, como se faz e pra que serve?

Soluções para a tarefa

Respondido por isabsilva98
1

Resposta:

1.Uma síntese é um tipo de texto que contempla as principais ideias de outro texto. Leia atentamente o texto que irá sintetizar

Sublinhe as principais ideias do autor

Conecte as ideias do texto

Faça a indicação bibliográfica

Para começar a elaborar uma síntese, é necessário ler atentamente o texto que irá sintetizar para que as ideias mais importantes estejam presentes.

Portanto, não avance na produção do texto se você ainda tiver dúvidas sobre o tema e as ideias principais apontadas pelo autor.

Se achar necessário, você pode sublinhar e anotar os trechos mais importantes ou ainda, resumir cada parágrafo.

2. O resumo de texto é um mecanismo em que se aponta somente as ideias principais de um texto fonte, de forma que é produzido um novo texto, no entanto, de maneira resumida, abreviada ou sintetizada.

Em outras palavras, o resumo é a compilação de informações mais relevantes de um texto original e não uma cópia.

Podemos fazer o resumo de um livro, capítulo, conto, artigo, dentre outros. Alguns especialistas apontam que o resumo deve conter pelo menos 30% do documento original, ou seja, se um texto apresenta 10 páginas, o resumo deverá conter 3 laudas.

Sem que notemos, utilizamos o resumo de diversas maneiras no dia a dia. Isso acontece, sobretudo, na linguagem informal, quando contamos um fato para os amigos, um filme que passou na televisão, o capítulo da novela ou do seriado, a aula em que não estivemos ou um livro que lemos e queremos indicar

Os resumos ajudam a sintetizar as idéias de um livro ou documento para melhor compreensão do que foi escrito. O acesso apenas ao resumo da obra auxilia na pesquisa posterior de obras de interesse em bases de dados.

3. Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados. Além disso, há também as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.

Resenha também é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leito

4. Sinopse é uma espécie de resumo, uma síntese de uma obra literária, científica e etc. A sinopse é também chamada de sumário, pois é também uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo.

Sinopse é a apresentação concisa de um conteúdo. É uma espécie de resumo, uma narração breve que pode acontecer não só a partir de um filme, mas também de um evento, uma peça teatral, um livro. Seu objetivo é descrever em poucas palavras a trama ou o tema do que está em questão.

5. Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. Como classe gramatical, possui reduzido valor semântico demonstrativo por ter uma função delimitada na língua portuguesa, exercendo o papel de adjunto dos substantivos. Pode ser classificado como definido ou indefinido.

Apesar de possuir função delimitada, o artigo pode provocar diferenças significativas de sentido em uma frase. Observe as estruturas a seguir:

Em cada caso, o uso dos artigos serve para especificar um substantivo (“a lição que aprendi hoje”, “o cachorro dele”) ou para referir-se a substantivos já conhecidos do interlocutor (“os convidados da nossa festa”, “as pinturas para você”).

6. O relatório é uma modalidade textual responsável por fazer um registro conciso e direto de todas as atividades feitas por uma pessoa um grupo pertencente a uma instituição, seja ela uma universidade, empresa ou órgão público.

uso da linguagem padrão da língua portuguesa;

prevalência de linguagem clara e concisa;

predomínio da denotação e da impessoalidade

7.

ExplicaçO fichamento é um registro feito em fichas, onde se pode simplesmente reunir citações ou incluir tópicos e expor uma análise crítica de determinado texto.

No fichamento se resume as ideias principais de um conteúdo - que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.

Como as ideias que você considera principais podem não ser as mesmas para todos, se comparar com o fichamento do mesmo texto feito por outra pessoa, notará que o resultado é um trabalho particular; afinal, o mesmo reflete os aspectos valorizados por cada pessoa individualmente.

Utilizado como técnica de estudo pessoal, e muito útil como metodologia de pesquisa do TCC, também serve para organizar apresentações

Fichamento de citação

Fichamento textual ou de resumo

Fichamento bibliográfico

Exlicação;

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes