Filosofia, perguntado por isabellasousa69706y, 6 meses atrás

1. O que é o imperativo categórico de Kant?
2. Qual o fundamento da ética no pensamento de Kant?
3. Exemplifique o seguinte imperativo kantiano: Age como se a máxima de tua ação devesse ser
erigida por tua vontade em lei universal da Natureza.
4. Exemplifique o seguinte imperativo kantiano: Age de tal maneira que trates a humanidade,
tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como um
meio.
5. Exemplifique o seguinte imperativo kantiano: Age como se a máxima de tua ação devesse
servir de lei universal para todos os seres racionais.
6. O que mais lhe chamou atenção em relação aos imperativos categóricos?
7. Qual a relação entre o pensamento ético e seu criticismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por soareserika434
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Resposta:

01. O imperativo categórico é a ideia central formulada por Kant para que se possa analisar o que motiva a ação humana e compreender a moral e a ética. O modo como um indivíduo age com base em princípios que gostaria de ver aplicados é a máxima e poderá se tornar o que ele chama lei universal.

02. A ética de Kant fundamenta-se única e exclusivamente na Razão, as regras são estabelecidas de dentro para fora a partir da razão humana e sua capacidade de criar regras para sua própria conduta. Isso garante a laicidade, independência da religião, e a autonomia, independência de normas e leis, da moral kantiana.

03. A universalidade da conduta ética é aquilo que todo e qualquer ser humano racional deve fazer como se fosse uma lei inquestionável e válida para todo o tempo e lugar. a ação, por dever, é uma lei moral para o agente.

04. Nessa segunda formulação, Kant reforça a ideia de que a humanidade deve ser sempre o objetivo da ética. Respeitar a si e respeitar o outro é uma forma de respeito à humanidade.

05. "Age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal”. “Age de tal forma que uses a humanidade tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e ao mesmo tempo, como fim e nunca como meio”.

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