1. O que é meme.
2. Qual a finalidade do gênero meme para você?
3. Quais as principais caracteristicas do meme?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- é usada para expressar, descrever imagens , vídeos , gifs ou relacionados a humor , que é usado na internet . 2- serve como um tipo de informação , uma idéia, para ser transmitido de uma forma para um outro determinado local. 3- a interação pelo diálogo, que é constituído pelo modo verbal
resposta:
memes, e mídias sociais são importante na vida contemporânea, mas esta cultura digital não está sendo adequadamente refletida em nossos acervos de museus. Mas o que acontece se começarmos a colecioná-los de fato? Qual seria o impacto disso sobre o modo como os museus tradicionalmente gerenciam seus acervos?
Antes de abordarmos as tradições de coleção do museu, vamos primeiro olhar para o que estou sugerindo colecionarmos e por quê.
As mídias sociais podem ser muitas coisas para muitas pessoas, mas a minha definição favorita atualmente é a da Amelia Wong. Ela simplesmente as descreve como “sites interconectados digitalmente que incentivam e viabilizam a interação social, e a troca de informações”. Incentivar e viabilizar a interação social, a comunicação e a troca de informação são princípios muito próximos à missão da maior parte dos museus também – então nós temos algo em comum já desde o princípio.
Já foram feitos esforços para testar e entender as maneiras complexas pelas quais podemos preservar as mídias sociais. A Coalizão para a Preservação Digital [Digital Preservation Coalition] fez um comunicado em 2016 oportunamente intitulado Preservando a Mídia Social, que tratava de como as instituições de pesquisa e centros culturais podem preservar os conjuntos de dados das mídias sociais como “registros valiosos da vida contemporânea” e como “insights sobre os comportamentos e interações dos humanos do século XXI”. Entretanto, enquanto o comunicado menciona como um arquivo ou biblioteca podem querer colecionar este material… aquilo que um museu pode querer colecionar foi completamente ignorado. 2- O presente trabalho buscou, de forma sucinta, analisar a relação existente entre os memes e o seu projeto enunciativo. Os objetivos específicos foram pesquisar a caracterização do meme enquanto gênero segundo a noção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e analisar sua estrutura composicional, conteúdo temático e estilo em meio virtual a fim de estabelecer uma relação entre esses memes e o seu projeto enunciativo. Para isso, foram analisados três memes verbo-visuais veiculados no Facebook, por meio da comunidade Barbie e Ken Cidadãos de Bem no ano de 2018. no terceiro, analisamos discursivamente três memes que compõem o corpus deste estudo, de acordo com os pressupostos da teoria bakhtiniana. Em tempos de cerceamento da palavra e de tensão política, os memes virtuais constituem uma prática social e um recurso de comunicação entre os diversos sujeitos. Dessa forma, propomos uma reflexão sobre a formação desse gênero que manifesta o projeto enunciativo de um locutor em relação dialógica com um interlocutor e as diversas ideologias que circulam nesses discursos com alto poder de mobilização nas redes sociais.
O presente trabalho buscou, de forma sucinta, analisar a relação existente entre os memes e o seu projeto enunciativo. Os objetivos específicos foram pesquisar a caracterização do meme enquanto gênero segundo a noção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e analisar sua estrutura composicional, conteúdo temático e estilo em meio virtual a fim de estabelecer uma relação entre esses memes e o seu projeto enunciativo. Para isso, foram analisados três memes verbo-visuais veiculados no Facebook, por meio da comunidade Barbie e Ken Cidadãos de Bem no ano de 2018. Como método de análise, foi adotado o paradigma qualitativo-interpretativo, tendo em vista que descrevemos, analisamos e interpretamos os dados verbo-visuais constitutivos dos memes selecionados, por meio de uma leitura dialógica desses enunciados produzidos em situações de interação discursiva. O trabalho foi dividido em três capítulos: no primeiro, refletimos sobre os conceitos-chave da pesquisa e do referencial teórico que direciona o estudo; no segundo, analisamos a construção do meme enquanto prática discursiva e gênero; no terceiro, analisamos discursivamente três memes que compõem o corpus deste estudo, de acordo com os pressupostos da teoria bakhtiniana. Em tempos de cerceamento da palavra e de tensão política, os memes virtuais constituem uma prática social e um recurso de comunicação entre os diversos sujeitos. Dessa forma, propomos uma reflexão sobre a formação desse gênero que manifesta o projeto enunciativo de um locutor em relação dialógica com um interlocutor e as diversas ideologias que circulam nesses discursos com alto poder de mobilização nas redes sociais. 3- são engraçados, nós se identificamos, e a principal caracteristica do meme é uma escrita, e uma imagem. obs: tem varios tipos de memes então não sei qual tipo, mas espero ter ajudado