Sociologia, perguntado por AURELIO85, 9 meses atrás

1)Leia o texto abaixo:
"De algum tempo para cá, as forças da política progressista dividiram-se em dois campos. De um lado, encontram-se os proponentes da "redistribuição". Apoiando-se em antigas tradições de organizações igualitárias, trabalhistas e socialistas, atores políticos, alinhados a essa orientação, buscam uma alocação mais justa de recursos e bens. No outro lado, estão os proponentes do "reconhecimento". Apoiando-se em novas visões de uma sociedade "amigável às diferenças", eles procuram um mundo em que a assimilação às normas da maioria ou da cultura dominante não é mais o preço do respeito igualitário". (FRASER, 2007, p. 101).

A partir dos conhecimentos sobre os conceitos de redistribuição e reconhecimento, de acordo com Nancy Fraser, considere as assertivas a seguir:
I – Para Fraser, os movimentos de redistribuição são mais comuns no ocidente e suas lutas podem ser percebidas nos últimos 150 anos;
II – As lutas dos movimentos de redistribuição estão ligadas à busca pelo reconhecimento, como por exemplo, minorias étnicas, raciais e sexuais;
III – Os movimentos de reconhecimento estão ligados à redistribuição da riqueza dos ricos para os pobres, dos proprietários para os trabalhadores etc.;

IV – Para Fraser, os conceitos de redistribuição e reconhecimento aparecem, em diversos momentos, cindidos, na qual a tarefa necessária, consiste em elaborar um conceito amplo de justiça que consiga acomodar tanto as reivindicações defensáveis de igualdade social quanto as reivindicações defensáveis de reconhecimento da diferença.

Estão corretas:

Alternativas:

a)
Somente I e II.
b)Somente I e IV.
c)Somente II e III.
d)Somente II e IV.
e)Somente III e IV.

2)Leia o texto abaixo:

"Justiça, hoje, requer tanto redistribuição quanto reconhecimento; nenhum deles, sozinho, é suficiente. A partir do momento em que se adota essa tese, entretanto, a questão de como combiná-los torna-se urgente. Sustento que os aspectos emancipatórios das duas problemáticas precisam ser integrados em um modelo abrangente e singular. A tarefa, em parte, é elaborar um conceito amplo de justiça que consiga acomodar tanto as reivindicações defensáveis de igualdade social quanto as reivindicações defensáveis de reconhecimento da diferença". (FRASER, 2007, p. 103).

Podemos perceber que, ao mesmo tempo em que há graves problemas sociais relacionados à concentração de renda e à concentração de poder nas mãos de poucos, há também o grave problema do não reconhecimento das minorias.

Considerando os conhecimentos sobre a perspectiva de Nancy Fraser, na qual se faz necessário um projeto de justiça que concilie os elementos reivindicatórios dos dois campos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – A primeira estratégia, de acordo com Fraser, é de não vincular o reconhecimento à identidade, pois a questão da identidade é extremamente subjetiva e quando se pensa em identidade de grupos este conceito se agrava.
Porque
II – Os membros dos grupos precisam ser rotulados com uma determinada identidade e suas individualidades são esquecidas, reificando a cultura.

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)As asserções I e II são proposições falsas.

3)O sociólogo alemão Ulrich Beck afirma que a sociedade industrial está dando lugar a uma "sociedade de risco". Para Beck, há uma mudança na natureza do risco, ou seja, o risco provém das incertezas geradas pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, assim como pelo próprio desenvolvimento social, e não mais da natureza.
Tendo como base os conhecimentos sobre a "sociedade de risco", segundo Ulrich Beck, considere as assertivas a seguir:

I – O conceito de sociedade de risco não está ligado ao aumento de riscos da sociedade atual, mas ao fato de que a sociedade atual está em constante ameaça pelos riscos produzidos por ela mesma;

II – O risco da sociedade globalizadas dos dias atuais, caracterizadas por profundas desigualdades sociais, está ligado ao problema da fome e da seca generalizada;

III – O conceito de sociedade de risco de Beck, está intimamente ligado ao conceito de globalização;

IV – De acordo com Beck, os riscos da atual sociedade atingem somente os indivíduos oriundos das classes sociais menos abastadas social e economicamente.

Estão corretas:

Alternativas:

a)Somente I e II.

b)Somente I e III.

c)Somente II e III.

d)Somente II e IV.

e)Somente III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por crisduraes82
0

1- e a letra A

2-e a letra C

3-e a letra B

4-e a letra C

5-e a letra B

6-e a letra D

7-e a letra D

8-e a letra D

Espero ter ajudado!

Foi o q eu coloquei

Perguntas interessantes