1- O que é matéria-prima?
2- Qual a diferença entre matéria-prima e recurso natural?
3- Quais são os tipos de matérias-primas que podemos ter quanto a sua origem?
4- O que pode acontecer, segundo o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), com o crescente consumo de matérias-primas do planeta que há na atualidade?
5- Diante da possibilidade de se esgotar em pouco tempo os vários recursos naturais, o que os seres humanos podem fazer para impedir ou amenizar tal situação que ameaça o planeta e as futuras gerações?
6- As etapas que envolvem uma cadeia de inovações tecnológicas e científicas são PROJETO - VIABILIDADE TECNOLÓGICA-CIENTÍFICA - ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO ( primeiro modelo)- PLANEJAMENTO DA SUA PRODUÇÃO e, finalmente, COMERCIALIZAÇÃO. E para que todas essas etapas ocorram é preciso investimentos ( dinheiro e recursos humanos) em pesquisas e desenvolvimento (P&D).
Pergunta: Na sua opinião, o seu país investe o suficiente em CADEIAS DE INOVAÇÃO? Por que?
7- De acordo com a figura 25 da página 72 do seu livro de Geografia, quais são os dois países que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo? E qual é a colocação do Brasil entre eles?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Matéria-prima é um produto natural ou semimanufaturado que deve ser submetido a um processo produtivo até tornar-se um produto acabado. As matérias-primas podem ser de origem animal, vegetal ou mineral. Em processos químicos, as matérias-primas são classificadas em sólidos, líquidos, suspensões e gases
2-a diferença entre recurso natural e matérias primas é o seguinte: Recursos naturais são os que a natureza nós oferece, por exemplo a madeira, e a matéria prima é tudo aquilo construído pela mão do homem, por exemplo um móvel, que foi construído pela madeira que a natureza nos oferece
3-Matérias-primas vegetais, como madeira ou algodão, em geral derivadas da agricultura e com as quais se fabricam móveis e tecidos.
Matérias-primas animais, como o couro e o leite das vacas, derivadas da pecuária.
Matérias-primas minerais, que por sua vez se dividem em:
Minerais metálicos, como ferro e cobre, que são utilizados nas indústrias metalúrgicas.
Minerais não-metálicos, como o enxofre e a fluorita, empregados na indústria química, entre outras.
Rochas industriais, como o gesso e o granito, fundamentais para a indústria da construção.