1) o que e cético?
2) o que e dogmatismo ?
3) o que são dogmas ?
4) o que e ceticismo?
5) explique as diferenças entre a consciência religiosa, mítica e filosófico.
6) quais as diferenças entre o dogmatismo racional e o dogmatismo ingeneo
7) quais as características dos mitos gregos?
8) quem ditava os mitos
9) por que as pessoas acreditavam nos mitos?
10)explique o mito de pandora
Soluções para a tarefa
1- O cético não acredita em nada metafísico, religioso ou em dogmas pregados.
2- Consiste em acreditar em algo, por imposição e de forma submissa, sem questionar a sua veracidade. Por exemplo, os dogmas pregados pelas religiões.
3- Existência de Deus e da santíssima trindade, Jesus Cristo é filho natural de Deus, a virgindade e assunção de Maria.
4- A palavra designa aquelas pessoas que duvidam de tudo e não acreditam em nada.
5- consciência religiosa: A consciência religiosa coincide com a consciência mítica por seu caráter metafísico, ou seja, ambas buscam explicações para a existência das coisas num universo não material. consciência mítica: É constituída por narrativas e ritos tradicionais, parte integrante da cultura de cada povo (principalmente povos primitivos), que utilizam elementos simbólicos para explicar a realidade e dar sentido à existência humana. consciência filosófica: É uma reflexão radical, que busca examinar os fenômenos em profundidade. Metódica, sistemática que procede, portanto, por métodos determinados e é de conjunto busca examinar os fenômenos em seu contexto, em sua totalidade.
6- domatismo racional: É o dogmatismo praticado pela filosofia que acredita na possibilidade de se alcançar verdades absolutas. As coisas podem ser aceitas sem questionamentos se estiverem baseadas em princípios. dogmatismo ingênuo: O dogmatismo ingênuo é referente a alguém que acredita completamente nas possibilidades do nosso conhecimento, onde vemos o mundo tal como ele é.
7- Todos os deuses dessa mitologia têm características similares às humanas.
8- o poeta rapsodo, acreditavam que ele era o escolhido dos deuses.
9- é que os fatos e argumentos racionais realmente não são muito bons em alterar as crenças das pessoas. Isso é porque nossos cérebros racionais são equipados com uma “fiação” evolutiva não tão evoluída.
10- Trata-se de um caixa onde os deuses colocaram todas as desgraças do mundo, entre as quais a guerra, a discórdia, as doenças do corpo e da alma. Contudo, nela havia um único dom: a esperança.
A caixa de Pandora explica a criação da mulher, suas qualidades e suas fraquezas, tal como todos os males existentes no mundo. Desde sua origem, isso tem um caráter social, neste caso a caixa de Pandora passou a representar a maldade que pode vir dela, a desobediência e a curiosidade que prejudica o ser humano.