1) O que é a OPEP?
2) Qual sua importância em relação ao mercado econômico do petróleo?
3) Qual a diferença entre as crises anteriores e a atual crise do petróleo?
4) De que forma a crise do petróleo afeta o dia-a-dia das pessoas?
5) Como a crise do petróleo pode atingir a economia brasileira?
Soluções para a tarefa
Resposta:Criada em 14 de setembro de 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é uma organização intergovernamental, que tem como objetivo a centralização da elaboração das políticas sobre produção e venda do petróleo dos países integrantes.
Hoje o petróleo é uma das matérias-primas mais importantes da civilização moderna. É utilizado como fonte de energia e seus derivados são transformados em plástico, borracha sintética, tintas, corantes, adesivos, solventes, detergentes, explosivos, produtos farmacêuticos e de cosmética, entre outras muitas aplicações.
E uma das peças-chave para entender a geopolítica mundial hoje é a crise do petróleo, que provocou e provoca guerras entre várias nações e que ainda não tem uma solução definitiva almejada.
Desde que o petróleo foi descoberto, no final do século XIX, foi consumido pela sociedade de forma abundante, principalmente na atual sociedade industrial e de consumo.
A desvalorização no barril de petróleo prejudicou os projetos de exploração no Brasil, principalmente os de pré-sal, havendo queda na produção nos campos de exploração, refinarias, complexos petroquímicos, além da diminuição na arrecadação dos royalties, afetando a receita dos produtores, das prefeituras, e dos ...
Explicação: