1-O que é a desigualdade social no Brasil?
2-O que é a causa da desigualdade social?
3-Quais os principais motivos da desigualdade social no Brasil?
4-Quais são as causas e consequências das desigualdades sociais?
5-Quais são as consequências da desigualdade social no Brasil?
6-Quais são diversidades culturais do Brasil?
7-Qual é a origem da diversidade cultural?
8-Quais são os indicadores sociais do IDH?
9-Quais são os principais indicadores sociais?
10-Como a colonização foi feita no início?
11-O que viabilizou o início da colonização brasileira?
12-Que tipo de colonização foi feita no Brasil?
13-Qual parte do território brasileiro foi colonizado primeiro?
14-Quanto tempo durou a colonização portuguesa no Brasil?
Soluções para a tarefa
1 - A desigualdade social é um problema social presente em todos os países do mundo. Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
2 - São inúmeras as causas que dão origem a desigualdade social, as mais comuns são essas: corrupção, dificuldade de acesso a serviços básicos, má administração de recursos públicos, falta de acesso à educação de qualidade.
3 - A desigualdade social no Brasil pode ser explicada por muitos motivos. Primeiramente, por fatores como má distribuição de renda e investimentos governamentais insuficientes em determinadas áreas. A dificuldade no acesso à educação e a existência de corrupção também são elementos que podem influenciar no aumento da desigualdade social.
4 - Fome, desnutrição e mortalidade infantil, aumento das taxas de desemprego , marginalização de parte da sociedade, atraso no progresso da economia do país , aumento dos índices de violência e criminalidade e etc.
5 - A favelização, pobreza, grande número de desemprego, alto índice de violência, desnutrição e etc.
6 - O Brasil possui um grande território, por isso, apresentar uma grande diversidade cultural.
7 - Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
8 - Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos).
9 - Expectativa de vida, taxa de mortalidade, saúde, qualidade de vida, condições médico-sanitárias, taxa de analfabetismo e etc.
10 - A colonização do Brasil teve início em 1530 e passou por fases relacionadas à exploração, produção e comercialização de um determinado produto. Vale lembrar que a colonização do Brasil não foi pacífica, pois teve como características principais a exploração territorial, uso de mão de obra escrava (indígena e africana), utilização de violência para conter movimentos sociais e apropriação de terras indígenas.
11 - Portugal estava sem capital e precisava de um novo local para tirar seus recursos. Também existia uma forte pressão francesa que estava tentando invadir as terras brasileiras.
12 - Foi exploração. Os portugueses extraiam os recursos daqui e vendiam no mercado europeu. Eles não colonizaram, e sim exploraram.
13 - Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro no litoral sul da Bahia em 22 de abril de 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal. Em 1532, foi fundado o primeiro núcleo de povoamento, a Vila de São Vicente, no litoral do atual estado de São Paulo.
14 - O processo de colonização durou da primeira metade do século XVI até a primeira metade do século XIX.