Geografia, perguntado por douglas070707, 11 meses atrás

1- O que compreende por "desigualdade socioeconómica"?

2-Explique o componente de IDH que evidencia as condições de saúde das populações

3-Por que o IDH indicador mais adequado que o PIB para verificar as condições de vida das populações?

4-Apesar de o IDH ser utilizado frequentemente algumas críticas podem ser feitas a esse indicador.Quais?

5-O que é o IPM e o que ele pretende mesurar?

Soluções para a tarefa

Respondido por MirianNexter
10
1-O princípio da igualdade é: - "Tratar os iguais como iguais, e os desiguais de acordo com suas respectivas desigualdades", o que estiver fora deste parâmetro é desigualdade seja social, racial, religiosa, etc...

2-O critério para analisar a qualidade de vida de um determinado local é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que consiste na média obtida através de três aspectos: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita; o grau de escolaridade da população (média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada); nível de saúde (expectativa de vida da população).

3-Porque o IDH é o índice de desenvolvimento das pessoas . O PIB é o produto interno bruto, ou seja, tudo que o país produz num espaço de termpo.

4-Ao longo do tempo, o IDH tem sido criticado por uma série de razões. Uma delas é não incluir índices ecológicos como critério no ranking. Os críticos também dizem que o IDH não analisa os países a partir de uma perspectiva global e sim de forma independente. Além disso, os críticos também disseram que o IDH é redundante porque mede os aspectos do desenvolvimento que já vem sendo estudados há muito tempo.
Apesar dessas críticas, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) continua a ser usado e é importante, pois sempre chama a atenção de governos, corporações e organizações internacionais para porções de desenvolvimento que se concentram em aspectos como saúde e educação.

5-Representa um índice percentual pertencente a cada município a ser aplicado no montante representado pelos 25% da arrecadação do ICMS (Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e comunicação) pertencente ao município. Este índice que viabiliza o Estado a entregar as parcelas da receita tributária, prevista na CF (Constituição Federativa) e pertencentes aos municípios.

Espero ter ajudado!

douglas070707: MUITO
Perguntas interessantes