1 - “... o protesto terminou com a leitura de um manifesto contra o terrorismo. Em seguida a multidão gritou “Eta Kanpora!”, “Fora Eta”! Iniciais de Euskadi Ta Askatasuna, o Eta reivindica a independência de um território onde vivem 2,5 milhões de habitantes, que abrange porções de dois países e no qual se destacam Bilbao, Labourd, Navarra e Soule. O grupo foi fundado em 1959 por dissidentes nacionalistas inconformados com as lideranças tradicionais. Radicais, recorrem a atentados e sequestros em busca de um objetivo – a criação de um Estado independente. Esse povo descende de um grupo pré-romano e tem idioma e cultura próprios.” (Revista Época, 31/01/2000.) O texto refere-se ao movimento * 4 pontos a) da Chechênia b) dos curdos c) dos bascos d) dos kosovares e) do Taleban
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
É correta a alternativa C, uma vez que o texto trata das ações do ETA (sigla para Euskadi Ta Askatasuna, que significa "Pátria Basca e Liberdade" na língua basca, uma língua minoritária na Espanha), especificamente de ações de moradores daquele região que repudiam as táticas e algumas das ideias do ETA.
Um movimento político adepto da prática terrorista e de existência clandestina (o movimento é ilegal), o ETA foi responsável, na segunda metade do Século XX, por uma série de atentados políticos que visavam tanto a separação daquela região da Espanha (ou seja, a independência do País Basco) quanto a adoção de políticas de inspiração socialista.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás