1. O poema "Vozes-Mulheres" reproduz diversas vozes. A) De quem são essas vozes? b) De que forma essas vozes são ordenadas no poema? c) Que relação podemos estabelecer entre o titulo do poema e sua organização? 2. O verbo ecoar é repetido várias vezes no poema. Responda: a) Que efeito de sentido é produzido pela repetição desse verbo no poema? b) O que cada uma dessas vozes ecoou/ecoa (bisavó, avó, mãe, eu lírico)? c) O que se pode inferir da sequência dessas vozes? A voz de minha filha 3. Releia: recolhe em si a fala e o ato. O ontem - o hoje - o agora. Na voz de minha filha se fará ouvir a ressonância O eco da vida-liberdade. A) Que papel é atribuído à voz da filha? 4. Considerando a temática do poema, responda: a) De que ponto de vista o eu lírico se expressa diante do mundo? b) Para que leitor, mais especificamente, esse eu lírico fala? Marilia Pirillo b) Em sua opinião, o que faz com que a filha possa ter esse papel?
Soluções para a tarefa
Sobre o poema "Vozes-Mulheres", de Conceição Evaristo podemos responder:
1. a) As vozes marcadas no poema são os da avó da eu lírico, o da sua mãe, a dela e de sua filha.
b) As vozes são ordenadas no poema pela genealogia, da bisavó até a filha do eu lírico.
c) A relação que estabelecemos entre o título do poema e a sua organização é que as vozes das mulheres citadas são as da família da autora.
2. a) O efeito de sentido que foi produzido pela repetição do verbo "ecoar" no poema é como se a própria repetição causasse esse eco de uma voz a outra.
b) A voz da bisavó ecoou lamentos, a da avó, obediência; a voz da mãe, ecoou revolta, a do eu lírico, versos perplexos.
c) O que podemos inferir da sequência das vozes é a história do povo africano e seus descendentes no Brasil.
3. a) O papel atribuído à voz da filha é esse direito à liberdade e à igualdade dos povos africanos diante dos ditos brancos.
4. a) O ponto de vista que o eu lírico expressa diante do mundo é o de uma mulher negra desse século.
b) O leitor que esse eu lírico fala é o que se identifica com a história, são também os pretos, que se sentem oprimidos pelo racismo e as diferenças raciais.
c) O que faria com que a filha possa ter esse papel é que ela irá crescer em uma sociedade consciente sobre o racismo, sobre as diferenças entre as etnias.
Quem é Conceição Evaristo?
Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma linguista e escritora brasileira e negra, além de possuir uma forte carreira como pesquisadora-docente.
- é a literata mais influente na literatura pós-moderna brasileira, escrevendo poesia, romance, conto e ensaio. Como pesquisadora, seus trabalhos tem enfoque em literatura comparada.
- possui graduação em Letras, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestrado em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro e doutorado em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense - UFF
- é participante ativa dos movimentos da valorização da cultura negra no país
Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre Conceição Evaristo, clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49272774
#SPJ4