Português, perguntado por majuuu04, 10 meses atrás

1)O poema "Relicário" foi publicado em 1925, no contexto do movimento Pau-Brasil iniciado por Oswald de Andrade em 1924. O movimento se posicionava contra a dominação cultural europeia em nosso país e defende uma poesia vinculada à realidade brasileira.
a) No poema, que palavras são de origem indígena?
b) Que elementos são típicos da cultura popular brasileira?
c) Quais são os elementos relacionados a cultura europeia no texto?

2) Uma das propostas do movimento pau-brasil era o uso de uma língua sem arcaísmos, sem erudição, mais próximo da língua falada. No poema de Oswald, quem rompe com as regras da Norma padrão da língua é o Conde D'eu.
a) Considerando quem foi essa figura histórica e o contexto em que aparece no poema, responda: Que efeito a fala atribuída ao Conde D'Eu provoca no texto? Justifique sua resposta com elementos do poema.
b) Oswald valorizava os Contrastes da realidade e da cultura brasileira ao propor uma mistura de elementos culturais antagônicos. Que comportamento do Conde D'Eu apontam para essa mistura cultural?
c)No poema, ao juntar as faces antagônicas da sociedade brasileira, Oswald subverte a ordem e provoca humor. Levante hipóteses: O que ele ridiculariza no poema?

3) No poema "Relicário", Oswald de Andrade se vale de um procedimento literário bem ao gosto barroco cultista.
a)No último verso, há uma retomada de elementos mencionados anteriormente. Relacione os produtos brasileiros citados pelo Conde D'Eu aos verbos do último verso.
b) A sequência de verbos cria uma figura de linguagem bastante utilizada no barroco. Qual é ela? Que efeito de sentido ela produz no texto?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
376

1. a) As palavras de origem indígena são "suruí", "Parati" e "Baependi".

b) Os elementos típicos da cultura popular brasileira são farinha, pinga e fumo.

c) Os elementos relacionados a cultura europeia são o conde D'Eu e o baile da corte.

2. a) A fala atribuída ao Conde D'Eu provoca um efeito cômico no texto, pois não é de esperar que um nobre empregue termos da linguagem popular, como "comê, bebê, pitá e caí".

b) O comportamento do Conde D'Eu que aponta para uma mistura cultural são: o nobre falar como uma pessoa do povo e utilizar produtos típicos da cultura popular brasileira.

c) Oswald ridiculariza o luxo e a hierarquia social, comuns na Monarquia.

3. a) A relação entre os verbos e os produtos citados antes é:

farinha de suruí, com "comê";

pinga de Parati, com "bebê";

fumo de Baependi, com "pitá".

b) A sequência de verbos cria a figura de linguagem chamada gradação, que produz uma sequência de ações que potencializa o efeito de humor, pois o clímax das ações termina com o verbo "caí".


adryellemarques186: S2
Respondido por Matheusieti
0

1 A - Podemos identificar no texto algumas palavras de origem indígena, dentre elas: baependi, parati e suruí.

1 B - Dentre os elementos típicos da cultura brasileira podemos citar a pinga, o fumo e a farinha, ambos muito utilizados até os dias de hoje cotidianamente.

Como podemos apresentar a cultura indígena?

Assim, a parcela indígena é dona do próprio saber, porém, o conhecimento das relações de formação e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.

Mais sobre a identidade cultural:

https://brainly.com.br/tarefa/18514154

2 - Vemos uma sequência importante atribuída a fala de Conde D'Eu que provoca um efeito cômico, onde os termos da linguagem popular são comumente expressados.

2 B - Conde D'Eu aponta para uma mistura cultural, onde o nobre fala como uma pessoa do povo, além de utilizar diferentes produtos presentes na cultura brasileira.

Como vemos a abordagem sobre as classes sociais?

2 C- A partir da ridicularização de Oswald sobre o luxo e a hierarquia social, elementos que fazem parte da Monarquia enquanto sistema de dominação.

Mais sobre a Monarquia:

https://brainly.com.br/tarefa/13205200

3 - Dentre as principais relações entre os verbos e os produtos antes citados, temos: o fumo de baependi = pitá, a pinga de Parati = bebê e a farinha de suruí = comê.

Como notamos a identidade indígena?

A identidade cultural de um povo se da através da construção de suas crenças, valores, registro histórico do grupo e suas tradições, e, a partir deste ponto, é possível notar que quanto mais antiga as crenças maior o peso carregado pelos remanescentes desse determinado grupo.

Mais sobre a ideia de cultura:

https://brainly.com.br/tarefa/2170193

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes