1 - O poema é um gênero textual que se constrói não apenas com ideias e sentimento, mas também por meio do emprego do verso e de seus recursos musicais – a sonoridade e o ritmo das palavras –, de palavras com sentido conotativo. a) No poema lido, qual é a temática abordada? Que tipo de relação há entre o eu lírico e o assunto tratado? b) Nos versos “Eu não escrevo pra incendiar casas/ mas pra ascender faíscas aos olhos de quem me lê”, observamos que o eu lírico emprega uma linguagem figurada ou conotativa. Qual significado que “ascender faíscas” adquire nesse contexto? Que figura de linguagem está presente nesses versos? c) Podemos dizer que, nos versos de Mel Duarte, também está presente a linguagem denotativa? Levante hipóteses sobre essas ocorrências. Para justificar sua resposta, transcreva os versos em que isso acontece. 2 - Toda vez que a linguagem é usada para falar dela mesma, ou seja, poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta; um filme que trate da arte cinematográfica; uma telenovela cujo assunto seja a vida de um artista, um pintor que desenha a cena em que ele está inserido, dizemos que está presente a função metalinguística. Após a releitura do poema Minha condição, podemos afirmar que essa função se encontra presente nos versos. Transcreva uma passagem para comprovar sua resposta. 3 - Em “não escrevo pra governar um povo/ eu ouço o que ele diz e utilizo minha voz para propagar sua mensagem”, qual é o sentido desses versos no contexto do poema? Afinal, qual é o papel da poesia na vida do eu lírico ou das pessoas? 4 - O eu lírico, no final do poema, volta-se para nós nos questionando: “E você? Pra quê escreve?” Use o espaço, a seguir, para responder a essa questão. 5 - Após ler o poema, podemos afirmar que o eu lírico: a) escreve com propósito de revolucionar seu próprio cotidiano e de outras pessoas por acreditar nas palavras enquanto ferramenta de transformação social. b) busca na história desvelar outros prismas da representação da mulher negra. c) apresenta a imagem de uma busca pela indentidade racial, pela consciência racial que o cabelo pode trazer d) protagoniza o lugar de fala da mulher que , em muitas situações é condicionada a uma posição de subalternidade. e) faz o resgate ancestral de um espaço democrático da fala
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Resposta: e rimas nas mesmas direções de linhas etc.
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