1-O Poder do FMI O voto do representante dos Estados Unidos na diretoria executiva do FMI vale 16,79% dos votos totais. Japão, Alemanha, Grã-Bretanha e França ocupam as posições seguintes: somados, seus votos equivalem a 21,62% do total. A China ingressou na instituição com direito de voto equivalente a 3,66% do total, mais que o da Rússia, que vale 2,7% do total. O voto do Brasil vale 1,38% do total. MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.383-385 De acordo com o texto, podemos afirmar que a ordem de poder nas tomadas de decisões pelo FMI: a) respeita as relações históricas de poder, o que enuncia o seu caráter eminentemente democrático. b) resulta, basicamente, de um consenso entre os seus membros fundadores, aqueles citados no texto. c) obedece à ordem econômica internacional, uma vez que o peso dos votos é distribuído conforme o poderio econômico de cada nação. d) é resultante da relevância militar de cada país no contexto político mundial. e) é calcada na atribuição de força àquelas nações cuja dívida externa é mais elevada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
409
Letra C: sobre a ordem de poder nas tomadas de decisões pelo FMI podemos afirmar de forma clara que ele acaba pro obedecer a uma ordem econômica internacional, visto que há uma distribuição de votos diferente para os seus diversos países.
No processo de tomadas de decisões pelo FMI quanto maior é o poder econômico do país, maior é o seu poder de voto; ou seja, há a predominância dos interesses das maiores potências mundiais na tomada de decisão do fundo monetário internacional.
Respondido por
253
Resposta:
Letra (C)
Explicação:
Pois ,obedece à ordem econômica internacional, uma vez que o peso dos votos é distribuído conforme o poderio econômico de cada nação.
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás