1) O pensamento iluminista do século XVIII tem na Enciclopédia sua máxima expressão. Dirigida por Diderot e D’Alembert, é uma obra de 35 volumes, editada entre 1751 e 1780, que pretendia reunir a totalidade dos conhecimentos da época. Por usarem os princípios da razão para questionar os fundamentos da sociedade em que viviam, os enciclopedistas foram considerados defensores de um pensamento revolucionário. NÃO são pensamentos iluministas:
I – A Igreja deve ser sempre a guardiã da cultura tradicional e da ordem do Antigo Regime.
II – O monarca deve governar sempre com poderes totais e isso é justificado pela sua origem divina.
III – A intervenção do Estado na economia deve ser mantida a fim de estabelecer monopólios e conceder privilégios.
IV – O absolutismo deve ser contido, pois fere a liberdade do homem.
V – O uso do discurso racionalista não deve ser aplicado quando se refere à Igreja.
a) I, III, IV e V.
b) II, III, IV e V.
c) I, II, III e V.
d) II, III e IV.
e) I, II e IV.
2) Luís XVI, no momento da tomada da Bastilha, proferiu estas palavras: "Não quero me separar do 'meu clero' e da 'minha nobreza'", que refletem a sociedade francesa do Antigo Regime. Essa sociedade era :
a) dividida em classes sociais, com uma nobreza parasitária que detinha todos os privilégios, inclusive em cobrar o dízimo das comunidades camponesas, especialmente daquelas consideradas revolucionárias.
b) formada de moradores de castelos medievais, pertencentes a uma notável nobreza de sangue, que detinha todos os privilégios, inclusive o de escolher os padres que atuavam nas paróquias.
c) dividida em Ordens ou Estados, sendo a nobreza e o clero, isto é, o primeiro e o segundo Estados, detentores da maioria dos privilégios e muito ricos em terras e rendas.
d) constituída de uma nobreza togada, muito rica e proprietária de terras que extrapolavam as fronteiras da França e que se sustentava de impostos pagos pelos camponeses, como a talha e a corveia.
e) composta de duas Ordens - clero e nobreza - sendo o clero a mais rica, embora dependesse das rendas advindas dos tributos que a nobreza togada era obrigada a pagar à Igreja e dos impostos pagos pelos comerciantes.
3) “Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.” (Fonte: HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. P. 83). A citação de Eric Hobsbawm destaca a importância das Revoluções Industrial e Francesa para a história do Ocidente, especialmente porque:
a) Consolidaram o capitalismo e a sociedade burguesa no Ocidente.
b) Ambas fortaleceram o Antigo Regime europeu.
c) Construíram a base para a consolidação dos Estados Absolutistas na Europa.
d) Diminuíram as diferenças entre burgueses e proletários em todo o Ocidente da era Moderna.
e) Restabeleceram os laços entre as metrópoles e suas colônias na América.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1: Letra C
Questão 2: Letra C
Questão 3: Letra A
Explicação:
Questão 1 - Explicação: O movimento Iluminista criticava todas as estruturas políticas (absolutismo), econômicas (mercantilhismo), sociais (sociedade estamental) e culturais (poder da Igreja) do Antigo Regime Francês. Nesse sentido, somente o item IV, a defesa da razão, é representativo do pensamento iluminista da época.
Questão 2 - Explicação: A sociedade do Antigo Regime era dividida em 3 ordens (clero, nobreza e povo), baseada nos privilégios do nascimento, com os 2 primeiros explorando o terceiro Estado.
Questão 3 - Explicação: Ambos processos revolucionários irão fragilizar as estruturas da sociedade do Antigo Regime na Europa, lançarão as bases da sociedade capitalista de classe burguesa e estimularão processos de independência na América Colonial.