Saúde, perguntado por elevaiferre, 9 meses atrás

1-O parto pré termo ou prematuro é definido como aquele em que a gestação termina entre a 20º e 37º semana de idade gestacional. Sua fisiopatologia ainda não está bem esclarecida pelos estudiosos, assim como, a causas multifatoriais o que torna sua prevenção e diagnóstico mais complicados e difíceis para os profissionais envolvidos. A maioria dos casos de prematuridade está associada ao rompimento das membranas do saco amniótico e gemelaridade com a presença de contrações uterinas ritmadas o que caracteriza o trabalho de parto prematuro.



Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



O parto pré termo apresenta mecanismo diferente ao envolvido no início do parto a termo, no pré termo as contrações uterinas se desenvolvem através de cinco mecanismos básicos como: a inflamação, o estresse, as modificações físicas do colo uterino, a isquemia uteroplacentária e a hemorragia.



PORQUE



São sinais de prematuridade a ocorrência de uma dinâmica uterina de cinco contrações por hora, a dilatação do colo, o vazamento repentino de fluido claro da vagina, disúria devido à provável infecção do trato urinário, ou o sangramento vaginal vermelho brilhante, dor lombar persistente e pressão pélvica intensa.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.

b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

c.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

2-O líquido amniótico (LA) desempenha papel de grande importância no desenvolvimento da gestação, devido aos benefícios para o feto, sua função é a de amortizar o ambiente fetal contra traumas, e possui propriedades antibacterianas, além do fato de que um volume satisfatório de líquido amniótico é necessário para a movimentação fetal e, assim, um adequado desenvolvimento do sistema músculo-esquelético, gastro-intestinal e pulmonar, e também para a integridade das membranas corio-amnióticas, evitando a formação de bridas e as malformações fetais consequentes. Portanto, a diminuição de LA (oligoâmnio) ou o aumento exagerado (polidrâmnio) estejam associados com aumento da morbidade fetal e perinatal.



Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:



I. O balanço do LA é determinado pelo ajuste entre mecanismos secretores como a urina fetal e o exsudato, capacidade de troca materno-fetal no espaço interviloso e mecanismos de absorção, como os realizados pelas membranas cório-amnióticas e deglutição fetal.



II. A ocorrência de oligoidrâmnio no primeiro trimestre da gestação é rara e, geralmente, de etiologia indeterminada. No segundo trimestre, a principal causa são as malformações do trato urinário fetal, seguida pela rotura prematura das membranas ovulares, sendo a insuficiência placentária, exceção. Por sua vez, quando diagnosticado no terceiro trimestre da gestação, suas causas principais são a rotura prematura das membranas ovulares e a insuficiência placentária, embora algumas vezes a etiologia não possa ser determinada.



III. Alguns casos de polidrâmnio idiopático, sobretudo os mais leves, resolvem-se espontaneamente, tem sido associado a um menor risco de resultados maternos e perinatais adversos, como dificuldade respiratória materna, parto prematuro, apresentações anômalas, prolapso de cordão, rotura prematura das membranas ovulares, trabalho de parto prolongado, atonia uterina pós-parto e descolamento prematuro da placenta após rotura das membranas.

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I e II, apenas.

b.
II, apenas.

c.
III, apenas.

d.
I, apenas.

e.
II e III, apenas.


pvai6741: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
pvai6741: III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaclarafb27p60f2p
8

Resposta:

1. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I CORRETA.

2. I e II apenas.

Respondido por hudicm
2

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Explicação:

corrigida pelo AVA.

Perguntas interessantes