Considerando os recursos de linguagem figurada empregados pelos poetas nos três fragmentos responda os itens de a a d
Soluções para a tarefa
a) Elipse é uma figura de linguagem que consiste em omitir/subentender uma palavra ou expressão, geralmente com o objetivo de tornar mais conciso ("enxuto") o enunciado. Identifique exemplos dessa figura nos textos 1 e 2.
> No texto 1: "salvar" (omitido no terceiro verso);
No texto 2: "nós" (omitido no segundo verso).
b) Em 2 e em 3 identifica-se um recurso de linguagem que, além de estabelecer a conexão (articulação) entre partes do texto, contribui para a cadência/ritmo dos versos. Dê o nome dessa figura e aponte-a em ambos os fragmentos.
> O nome dessa figura é polissíndeto, que consiste na repetição da conjunção.
No texto 2, a conjunção "e"; no texto 3, a conjunção "nem".
c) Em 1 e em 2 há um outro recurso expressivo que também realça o ritmo dos versos. Nomeie essa figura de linguagem e aponte sua ocorrência nesses dois trechos.
> A figura é anáfora, que consiste na repetição de palavra ou expressão no início de cada verso.
No texto 1, "salvar"; no texto 2, "E todas sete".
d) No texto 1, a palavra "cobre", se correlacionada a "aço", deve ser interpretada em sentido denotativo (literal), significando tipo de minério; no entanto, ao empregá-la entre parênteses, Millôr Fernandes teve a intenção de, por meio de uma metonímia, pôr em evidência o sentido informal dessa palavra. Esclareça qual é esse sentido e explique a metonímia.
> Metonímia é uma figura de linguagem marcada pela troca entre palavras de sentidos contíguos, próximos. Assim, "cobre" substitui o termo "dinheiro".