1) O pai de Brás Cubas paga todas as despesas e os empréstimos que o filho faz com estranhos. O que isso revela da personalidade de Brás Cubas? Qual é a relação desse comportamento com o trapézio?
2) Que crítica implícita é possível identificar quanto a idealização romântica do amor entre Marcela e Brás Cubas?
3) Brás Cubas quer levar Marcela com ele para Coimbra. Quais argumentos poderiam convencê-la a ir com ele?
4) Brás Cubas decide comprar uma joia para Marcela dizendo que iria "pedir-lhe por um meio mais concreto do que a súplica". Qual é a natureza dos sentimentos de Marcela em relação à Brás Cubas?
5) Brás Cubas, o "defunto-autor", narra história de quando viveu em meio a regalias, sendo protegido pela convivência paternal. Nesse capítulo, o autor utiliza a ironia e o eufemismo para que o leitor perceba o relacionamento do protagonista com Marcela, que tem grande interesse nos caros presentes que ele lhe dava. Ainda assim, Brás Cubas afirma decididamente que ela o amou. É possível perceber que nesse relacionamento amor e interesse estão intimamente ligados? Justifique.
6) A partir da leitura desse capítulo, é possível antecipar a visão que o autor tinha das pessoas e da sociedade da época?
7) Qual é a sua opinião em relação ao comportamento de Brás Cubas?
Soluções para a tarefa
1) Isso revela que Brás Cubas era mimado e protegido pela conivência do pai, que sempre tratava de resolver os problemas do filho.
> Esse comportamento faz com que Brás Cubas nunca assuma as rédeas da própria vida, sendo sempre dependente e inseguro, por isso a relação com o "trapézio", que remete à inconstância de Brás Cubas, prestes a cair a qualquer momento.
2) É possível identificar que o amor entre Marcela e Brás Cubas não era idealizado, pois não havia uma relação perfeita e despretensiosa. Era uma relação baseada no interesse.
3) Os argumentos que poderiam convencer Marcela a ir com ele era a possibilidade de viver com muitos recursos e ter uma vida luxuosa.
4) Marcela usava seu poder de sedução para atingir seus interesses financeiros. Talvez ela não amasse de fato Brás Cubas.
5) Sim, amor e interesse estão intimamente ligados, pois Marcela só aceita se casar com Brás Cubas quando este lhe oferece uma vida com muitos recursos.
6) Sim, o capítulo antecipa a visão cínica e irônica que o autor tinha das pessoas e da sociedade da época.
7) Resposta pessoal.