quais são os singles da atualidade?
Soluções para a tarefa
Principal nome do pop brasileiro, Anitta relegou o disco a segundo plano. “Não amo fazer álbuns, gosto mais de singles e clipes. Lá fora, a galera ainda tem o costume de ouvir um álbum inteiro. Aqui, não. O povo ouve o que é trabalhado na rádio. Quando você lança um álbum, perde as outras músicas”, declarou ela à revista Contigo!, em 2017.
Depois de lançar três álbuns entre 2013 e 2015, Anitta optou por “soltar uma bomba de cada vez”. Em dezembro, sacudiu o país com Vai malandra, um dos seis singles que a projetaram nos últimos dois anos. O clipe desse funk superou 205 milhões de visualizações no YouTube.
No Spotify, principal serviço de streaming musical do mundo, é possível acessar tanto álbuns completos quanto faixas avulsas. Em 2018, as cinco canções mais ouvidas nessa plataforma por brasileiros são singles. É o caso de Bailando, para marcar a volta da girl band Rouge, que encerrou a carreira há 10 anos.
A estratégia da faixa avulsa foi adotada especialmente por astros da música eletrônica, funk e do pop. No Spotify, entre as 20 músicas mais executadas no país em 2017, metade não faz parte de um álbum. É o caso de Despacito, dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, e de Você partiu meu coração, parceria de Nego do Borel, Anitta e Wesley Safadão.
SERTANEJO - Porém, na outra metade desse top 20, há cinco canções de discos sertanejos no formato ao vivo. A tendência é evidente no ranking de álbuns mais ouvidos por brasileiros no Spotify em 2017. Entre os 10 mais, sete foram gravados durante shows. Apenas três saíram do estúdio: “÷” , do inglês Ed Sheeran; Vai passar mal, de Pabllo Vittar; e Anavitória, da dupla homônima.