1) O narrador do texto pode ser caracterizado como *
1 ponto
a) um narrador de primeira pessoa, pois ele é personagem da história contada e é comprovado por ele usar o verbo “nasci” já na primeira linha.
b) um narrador que está fora da história contada e isso fica claro quando ele fala do cajueiro e da relação próxima com a irmã.
c) um narrador desesperado pelo fato de não encontrar mais o cajueiro que estava lá quando nasceu e que a irmã relata ter sido arrancado pelo temporal.
d) um narrador em terceira pessoa, pois ele não participa da história e isso fica claro pela referência que ele faz aos seus filhos.
2) Pelas características do texto percebemos que se trata de uma *
1 ponto
a) reportagem sobre um cajueiro.
b) crônica sobre a infância.
c) fábula sobre alimentação.
d) novela sobre a família.
PFVR
Soluções para a tarefa
Resposta:
A e B
Explicação: respondi e ta correto fml
1 - O texto nos comprova que o narrador é o personagem principal da história quando ele se refere ao período do seu nascimento, logo, o narrador desse conto está presente em toda a trama o que marca a alternativa A se apresenta como correta.
O narrador de um determinado texto utiliza este recurso para afirmar as situações que os personagens passaram, neste caso, a narração remete as questões da vida dentro da história, passando por todos os personagens que avançam durante a trama, onde ele é identificado como um desses personagens.
Um exemplo: o narrador pode apresentar um caso onde no passado algum acidente ocasionou um problema inserido na história no momento presente, abrindo espaço para o diálogo dos personagens do presente.
Mais sobre a leitura:
https://brainly.com.br/tarefa/14135330
2 - Observamos nas alternativas da primeira questão que o texto faz parte de uma estrutura sobre as crônicas infantis, logo, a alternativa B.
Em primeiro lugar, a crônica pode ser observada como uma ferramenta literária que utiliza narração histórica para apresentar algum texto, podendo ser produzida em um jornal, em uma revista com o intuito de apresentar algo cotidiano.
Já as crônicas infantis podem nos ensinar umas série de valores morais e éticos para viver em sociedade, além de estimular os indivíduos a interpretar de forma subjetiva.
Sobre a literatura infantil:
https://brainly.com.br/tarefa/13505202