1)
O mito pode ser compreendido como a primeira forma de explicação que o homem tem para os fenômenos que contempla e para as realidades em que se encontra e, cujas respostas, ele desconhece.
Podemos definir mito como:
Alternativas:
a)
A palavra mito é proveniente da palavra mistério e tem o significado de coisa velada, escondida.
b)
O mito é a primeira e a mais original e verdadeira descrição da origem do mundo e de toda a realidade que nos cerca.
c)
A palavra mito é derivada de mytheo que significa contar, narrar, falar alguma coisa para outros.
d)
O mito é uma realidade subjacente a todas as explicações do mundo, subsistindo até mesmo na ciência e na religião.
2)
A preocupação do mito não está na veracidade, no provar a realidade, mas, apenas e tão somente em explicá-la. Sem respostas para os sentimentos, fatos e fenômenos que contempla, o homem recorre a mitos e encontra respostas que lhe dão segurança. Saber o que é o amor, por que o universo está estruturado como está, por que a colheita foi boa ou não, são algumas das indagações que tomam conta do homem antigo. Procurando respostas, os gregos apresentaram seus mitos relacionados às genealogias.
Tais genealogias são compreendidas como:
Alternativas:
a)
Teogonias e cosmologias.
b)
Teogonias e cosmogonias.
c)
Cosmologias e antropologias.
d)
Teogonias e antropologias.
3)
A Magna Grécia era uma região dispersa, porém com certa unidade cultural expressa por uma língua comum, organização política semelhante e crenças religiosas. A dispersão deveu-se, em grande parte, às invasões em busca de terras para cultivo, mas também, devido aos conflitos entre dois povos que praticamente formaram a cultura grega.
Assinale a alternativa que apresenta os povos que formaram a cultura grega.
Alternativas:
a)
Micênicos (ou aqueus) e dóricos.
b)
Micênicos e dóricos (ou aqueus).
c)
Helenos e troianos.
d)
Troianos e dóricos.
4)
Com relação ao surgimento da filosofia, houve quem defendesse que ela era produto genuíno do povo grego, mas também houve quem afirmasse que os gregos foram influenciados pelos orientais.
Essas duas teorias ficaram conhecidas respectivamente como:
Alternativas:
a)
Origem divina e luz do Oriente.
b)
Sabedoria prática e influência externa.
c)
Aurora grega e filosofia oriental.
d)
Milagre grego e influência oriental.
5)
O ser em Heráclito é múltiplo. Esta multiplicidade não se refere à ideia da existência de múltiplas coisas apenas, mas ao entendimento que o ser é composto de oposições internas, por isso múltiplo em si mesmo. E é da luta que nasce a harmonia, como síntese dos contrários.
A ideia heraclitiana acima exposta ficou conhecida como:
Alternativas:
a)
Lógica.
b)
Dialética.
c)
Metafísica.
d)
Kinesis
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1 c
2 b
3 a( n tenho ctz )
4 n sei, mas acho q é d
5 acho q d
2 b
3 a( n tenho ctz )
4 n sei, mas acho q é d
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mariannaatrevid:
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