1. O método utilizado por Marx em sua análise dos desdobramentos históricos, é chamado: *
1 ponto
a) estética transcendental
b) dialética negativa
c) dialética do esclarecimento
d) materialismo dialético
Texto I
Texto II
A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas - pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo - isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros
Silvia, P.R. Corpo na arte, body art, body modification: fronteiras. II Encontro de História da Arte: IFCH-Unicamp 2006 (adaptado)
2. Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de: *
1 ponto
a) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão.
b) estabelecer limites entre o corpo e a composição.
c) discutir políticas e ideologias sobre o corpo como arte.
d) compreender a autonomia do corpo no contexto da obra.
Soluções para a tarefa
1. O método utilizado por Marx em sua análise dos desdobramentos históricos é:
d) materialismo dialético
Marx entende o desdobramento da sociedade através da dialética, isto é , na contraposição social entre dominantes e dominados. Para ele, é a luta entre as classes que determinaram os acontecimentos históricos.
2. A concepção de body art apresentada no texto, está relacionada à intenção de:
a) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão.
A body art é uma tendência artística contemporânea, cuja principal caraterística é o uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico. Assim, o corpo humano é entendido como "veículo" em que o artista vai expressar sua obra.
Bons estudos!
Sobre os desdobramentos históricos em Marx: materialismo dialético (D).
Marx, ao pensar a sociedade desde os seus primórdios, concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo.
Assim, Marx parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.
Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.
Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.
Link: brainly.com.br/tarefa/15193284
Sobre a body art: LETRA A
A técnica "body art" consiste em uma arte corporal por utilizar corpos de pessoas em suas obras como se fossem "pincéis vivos", método denominado "Antropometria". Alguns artistas utilizam da arte monocromática e da performance em suas obras de arte.
Sua ideia é utilizar o corpo como tela para abdicar de preconceitos e tabus com os corpos e transformá-los em cenário de protesto social e político. Ao chocar o espectador, o artista relaciona corpo e arte e traz uma nova concepção artística aos apreciadores de arte clássica.
Link: brainly.com.br/tarefa/24067941