1. O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas, adotadas por países europeus entre os séculos XV e XVIII, juntamente ao período das Grandes Navegações. Aponte qual a principal característica do mercantilismo. *
a) As ideias fisiocratas.
b) A busca incessante pelo lucro.
c) A intervenção do governo na economia.
d) A divisão dos bens e propriedades com toda a sociedade.
2. O liberalismo econômico é uma teoria econômica que defendia o fim da intervenção do Estado na economia e a defesa da livre iniciativa, das liberdades e da propriedade privada. Essas ideias foram defendidas por qual filósofo? *
a) O filósofo escocês Adam Smith.
b) O filósofo francês Montesquieu.
c) Nenhum filósofo defendia tais ideias, apenas os reis absolutistas.
d) O filósofo Jean-Paul Sartre.
Soluções para a tarefa
1 - A mais correta é a alternativa C, embora em A e em B também se afirmem coisas que são verdadeiras.
Os fisiocratas foram uma das "escolas" do pensamento mercantilista, tendo sido a "cara" do mercantilismo na França. Se caracterizava por uma valorização da agricultura como base econômica estratégica, e não apenas a dependência da economia na prática mercantil.
De todo modo esta escola do pensamento econômico era marcada pela intervenção considerável do Estado na economia, com a concessão de monopólios, por exemplo, a grupos de comerciantes que apoiavam o Rei.
2 - É correta a alternativa A, tendo sido Adam Smith o "pai" do Liberalismo, que era a posição mais comumente assumida pelos Iluministas ao abordar as bases econômicas adequadas de uma sociedade.
Esta escola do pensamento defendia a tese de que a economia seria tão mais eficiente quanto menor fosse a intervenção do Estado nela.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/3042400
Resposta:
1)c
2)a
Explicação: