1- O líquido cefalorraquidiano também conhecido como líquor é produzido por um tecido especial, os plexos coroides, localizados nos ventrículos dos hemisférios cerebrais e responsável pela nutrição, proteção e excreção do sistema nervoso. Descreva o trajeto apresentado pelo líquor nas estruturas ventriculares do encéfalo e medula espinal.
Soluções para a tarefa
Resposta: O sistema ventricular, por onde o líquor circula, é formado por quatro cavidades: os ventrículos laterais (direito e esquerdo), o terceiro ventrículo (cavidade do diencéfalo) e o quarto (na frente do cerebelo).
Depois de circular nessas cavidades, o líquor vai migrar para o espaço subaracnóide do encéfalo e da medula espinhal. Para tanto, vai escoar por forames, que são canais que ligam essas estruturas.
Dos dois ventrículos laterais, o líquor vai para o terceiro ventrículo, atravessando o forame de Monro ou forame interventricular. Do terceiro para o quarto ventrículo, o líquor vai escoar pelo forame de Sylvius ou aqueduto cerebral.
Quando o líquor chega no quarto ventrículo, ele deve ser distribuído para a medula e para o encéfalo, respectivamente por meio do forame de Magendie, ou abertura mediana, e do forame de Luschka ou aberturas laterais. A hidrocefalia é justamente um problema na circulação de líquor por esses canais.
Explicação:
Resposta: Corretas:
I. O LCR apresenta algumas funções básicas como: proteção mecânica, função hemostática e circulação.
II. Este líquido atua basicamente como um “amortecedor” para proteger os tecidos do encéfalo e da medula espinal contra cargas.
IV. O LCR é um meio para a realização de trocas secundárias de excretas e nutrientes entre o sangue e o tecido encefálico adjacente.
I, II e IV, apenas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA!