1. O jogo é um recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa. O uso de jogos para o ensino provoca uma mudança na atitude do aluno, que aos poucos demonstra a capacidade de adaptar jogos e regras adequando a objetivos propostos. Sobre as contribuições propiciadas pelos jogos no ensino de Matemática, julgue cada um dos itens a seguir como V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Desenvolve a linguagem, a criatividade e o raciocínio dedutivo.
( )Os alunos se sentem incentivados a questionar e a modificar suas próprias ações.
( ) Desenvolve habilidades de raciocínio, como organização e concentração.
( ) Contribui para que o aluno se torne mais egocêntrico.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
a) V-F-V-F.
b) V-F-F-V.
c) F-F-V-V.
d) V-V-V-F.
e) F-V-V-F.
Soluções para a tarefa
d) V-V-V-F.
Jogos podem ser usados para estimular, desenvolver e aprimorar, em crianças e adolescentes, a capacidade de resolução de problemas. Isso significa melhorar habilidades envolvendo criatividade, raciocínio e outras coisas, de forma que a pessoa pode se tornar cada vez melhor em resolver situações que se apresentam.
Nesse sentido, jogos podem melhorar as capacidades de comunicação e raciocínio (dedutivo ou não), permitindo que um mesmo problema ou quebra-cabeça seja visto a partir de mais ângulos ou perspectivas, que seja analisado de forma mais complexa e detalhada, e que suas soluções sejam mais engenhosas e criativas. E essas soluções podem depender de uma comunicação efetiva entre várias pessoas envolvidas cooperativamente na resolução de um único problema.
A engenhosidade e a criatividade podem se mostrar de variadas formas. Podemos resolver situações de uma forma incomum mas igualmente efetiva, ao invés de seguir o caminho que nos é ensinado, por exemplo. A criatividade pode ser melhor explorada quando não tomamos tudo o que nos é passado como certo e exclusivo, e procuramos novas formas de fazer as mesmas coisas, e até novas coisas para fazer.
Concentração e foco são elementos fundamentais para a resolução de problemas, pois a pessoa precisa permanecer pensando sobre um problema e persistindo para que encontre soluções pouco usuais inclusive. Muitas vezes, a melhor resposta ou a resposta correta depende de fazermos as perguntas adequadas, e isso pode envolver uma reflexão demorada sobre o problema colocado.
Sendo assim, a única afirmação incorreta é a quarta, que diz que o aluno tem seu egocentrismo estimulado por jogos usados no ensino de Matemática. Embora possa ser o caso que alguns jogos estimulem um comportamento mais individualista, a diversidade de jogos garante que formas cooperativas de resolução de problemas estejam disponíveis para uso no ensino.