1. "O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) relacionou o aparecimento de centenas de peixes mortos em Maringá, norte do Paraná, nesta sexta-feira (29) a chuva que vem caindo desde a noite de quinta-feira no município. Os peixes apareceram às margens do Rio Pirapó, próximo à ponte da PR-317. O órgão estadual afirmou que a estiagem de um mês ocasionou num acumulo de poluição, com a chegada da chuva os detritos foram todos para o rio, ocasionando a morte dos peixes." (Disponível em: tnonline.uol/noticias/cotidiano/67,435240,29,09,chuva-acida-mata-peixes-em-cidade-do-parana)O trecho acima foi publicado em Setembro de 2017 e aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida. Como outras consequências desse fênomeno podemos citar: * 1 ponto a. a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos. b. a extinção de espécies devido às consequências do aquecimento global resultante do fenômeno. c. o aumento de doenças respiratórias devido às particulas de poluição que ficam aprisionadas junto à massa de ar frio resultante desse tipo de chuva. d. o aumento de casos de câncer de pele devido à alta incidência de raios UV que chegam junto com a chuva.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra A
Explicação:
A chuva ácida é altamente corrosiva e afeta alguns tipos de metais, pinturas e monumentos históricos que não passaram por tratamentos para evitar esses danos. Como ela faz parte do ciclo da água, acaba atingindo também coberturas vegetais e lagos, provocando a morte de plantas e peixes.
No entanto, fenômenos como aquecimento global, assoreamento dos rios, enchentes e a pluviosidade irregular do semiárido nordestino não são alterados pelo baixo pH da chuva.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás