1. O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França, no século XIX. A expressão artística que ganhou destaque neste movimento foi a pintura. Leia as alternativas, abaixo, e indique a que apresenta o estilo de pincelada realizado pelos pintores do movimento. *
1 ponto
As pinceladas nas obras impressionistas demonstram precisão e controle para criar uma delineação bem definida.
As pinceladas são chamadas de dripping, pois a tinta cai em gotas pela tela.
As pinceladas são soltas, não há uma delineação precisa das imagens.
As pinceladas variam entre soltas e precisas de acordo com a vontade do artista, pois o impressionismo misturou muitas técnicas e resultados diversos.
2. Nas pinturas impressionistas temos destaque para a luz e a cor. Sobre esta afirmação assinale a alternativa correta. *
1 ponto
A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
Os contrastes são construídos essencialmente entre claro e escuro, como na pintura renascentista.
Os tons de amarelo imperam nas pinturas impressionistas.
Nenhuma das alternativas está correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- C) As pinceladas são soltas, não há uma delineação precisa das imagens.
2- A) A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
Explicação:
As respostas correta são, respectivamente, as letras C e A.
O impressionismo nada mais foi do que uma tendência artística Francesa a qual possui ênfase na pintura que aconteceu no momento da chamada “Belle Époque” (1871-1914).
Com isso a vertente teve um papel muito importante para a renovação da arte do século XX, sendo assim considerada uma grande propulsora das chamadas Vanguardas Europeias.
Contudo, o termo Impressionismo se trata de um fruto da crítica de uma obra da artista Claude Monet, intitulada impressão, nascer do sol.
Bons estudos!