1. O império passou por longa crise política e social
até chegar ao fim. Cite fatores que contribuíram
para esse acontecimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A queda da monarquia no Brasil não ocorreu de repente. O império passou por longa crise política e social até chegar ao fim. Cite fatores que contribuíram para esse acontecimento.
Os fatores da queda da monarquia são os seguintes:
Ø O descontentamento de um setor da elite com a monarquia, principalmente da elite cafeeira do interior paulista;
Ø A participação dos militares nos assuntos políticos;
Ø O triunfo das ideias republicanas no Brasil.
2. De que forma os participantes e o processo de instauração da república no Brasil foram representados na alegoria da Revista Ilustrada, reproduzida na página 173?
Eles foram representados como heróis, por exemplo, o marechal Deodoro da Fonseca faz uma saudação à República com o seu quepe exemplificando uma postura militar e demonstrando um dos agentes dessa transformação.
3. A república é uma forma de governo na qual a participação popular é de fundamental importância. Podemos dizer que houve participação popular no movimento da Proclamação da República no Brasil? Por quê?
Não, por que o povo não teve participação efetiva na derrubada da monarquia e na ascensão da república. Aristides Lobo comentou que o povo assistiu bestializado à Proclamação da República, julgando que se tratava, apenas, de uma parada militar. Isso por que ela foi resultado da ação de um grupo de militares que tinham à frente o marechal Deodoro da Fonseca.
4. Releia o capítulo e faça um fichamento dos principais fatores que fizeram com que parte dos proprietários de terras, principalmente os cafeicultores do Oeste paulista, aderisse às ideias republicanas.
. Veja no fim deste volume, na seção Como se faz... orientações de como fazer um fichamento.
Primeiro, foi na região do Oeste paulista que as plantações iniciaram tardiamente, portanto, os seus proprietários possuíam ideias mais modernas. Sabiam que naquele tempo a ideia da escravidão não se manteria por muito tempo, condenando a monarquia e apoiando as novas ideias republicanas.
5. Na segunda metade do século XIX, uma das principais correntes de pensamento existentes no Brasil era o positivismo. Quais eram suas características e qual foi sua importância para a Proclamação da República?
O positivismo foi idealizado pelo francês Augusto Comte (1798-1857), que defendia que a humanidade deveria passar por etapas sucessivas que a levariam a um progresso constante. Essa ideia encontrou terreno fértil no Brasil monárquico, por que a elite brasileira passava por uma época de grande desenvolvimento científico e de novos inventos na mudança para a República.
6. Um dos principais símbolos nacionais de um país é sua bandeira. Nos primeiros dias após a Proclamação da República, a nova bandeira brasileira passou por significativas mudanças. Que interesses estavam por trás dessas mudanças?
Como os positivistas estavam no comando do novo governo eles acreditavam na ideia de colocar na bandeira aspectos de um governo centralizado, diferente dos E.U.A., mantendo também um modelo próximo da bandeira da monarquia brasileira.
7. A Proclamação da República contou com uma participação direta e decisiva de militares. Quais foram os principais motivos que impulsionaram os militares brasileiros a afastar Dom Pedro I do poder?
Foi quando os militares aderiram ao positivismo, que contribuía para a ideia do progresso, da ordem e da hierarquia. Também por que a república era para os positivistas a mais avançada forma de governo.