1 - O Exame Criminológico, segundo Cezar Roberto Bitencourt (2007):
“[...] é a pesquisa dos antecedentes pessoais, familiares, sociais, psíquicos, psicológicos do condenado, para obtenção de dados que possam revelar a sua personalidade [...] É uma perícia, embora a LEP não o diga, que busca descobrir a capacidade de adaptação do condenado ao regime de cumprimento da pena; a probabilidade de não delinquir; o grau de probabilidade de reinserção na sociedade, através de um exame genético, antropológico, social e psicológico.”
BITENCOURT, C. R. Tratado de Direito Penal: parte geral. 11. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007. Vol. 1.
Com base no conceito e na utilização do exame descrito, marque a alternativa correta:
a) O estabelecimento de nexo causal a partir do binômio delito-delinquente e participar de ações e decisões não fazem parte da análise durante o exame.
b) O exame é obrigatório para todas as situações que envolvem o apenado.
c) A Resolução nº 12/2011, pelo Conselho Federal de Psicologia, que trata sobre laudo prognóstico criminológico, foi revogada pelo próprio Conselho.
d) Apenas a gravidade do delito cometido não justifica a necessidade de exame criminológico para concessão de progressão de regime.
e) O CFP emitiu Resolução vetando seus profissionais de assinarem tal exame sem a participação dos demais membros da equipe que assessora o juiz.
2 - A Resolução nº 9, de 25 de abril de 2018, que estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e conceitua avaliação psicológica como:
I - Um processo estruturado de investigação de fenômenos.
II - É composta de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações.
III - As avaliações serão apenas em demandas judiciais devido a condições e finalidades específicas da temática.
IV - A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação.
Assinale a alternativa que contém as correlações corretas:
a) II e III.
b) I, II e III.
c) I e II.
d) I, II e IV.
e) II e IV.
3 - Os atores jurídicos deverão entender e conhecer as questões comportamentais na percepção da realidade social, assim, a ligação entre o Direito e a Psicologia é de suma importância.
Diante disso, avalie as proposições a seguir:
I - A psicologia jurídica apreciará as demandas que envolverem o comportamento humano.
II - A função da psicologia jurídica é dirimir condutas e conflitos do ser humano através das leis, regulando as questões comportamentais.
III - O indivíduo, em sociedade, recebe influências de vários fatores, que não interferem em suas decisões a nível comportamental.
IV - Os comportamentos poderão ser alvo de conflitos que necessitam da intervenção de um profissional para mediar situações.
Assinale a alternativa que contém somente proposições verdadeiras:
a) I, II e IV.
b) I, II, III e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I e II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:
Apenas a gravidade do delito cometido não justifica a necessidade de exame criminológico para concessão de progressão de regime.
Explicação:
Perguntas interessantes