Biologia, perguntado por Amandahonorio274, 11 meses atrás

1.O DNA genômico bifilamentar foi isolado da bactéria Mycobacterium tuberculosis, e a análise química mostrou que 33% das bases no DNA eram resíduos guanina. Dada essa informação, é possível determinar que porcentagem das bases no DNA de M. tuberculosis correspondia a resíduos de adenina?

Soluções para a tarefa

Respondido por trlevek
5

Resposta: Sim

Explicação: Como são filamentos complementares, ou seja, bifilateral, se 33% é guanina, logo será 33% de citosina também, totalizando 66% de 100%

66-100 = 34

divide 34 por dois (Timina e Adenina)

que dá o total de 17%

Respondido por warofages230
0

Sim, é possível determinar a porcentagem de resíduos de adenina no DNA de M. tuberculosis com base na informação fornecida. O DNA é composto por quatro tipos de bases: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). Essas bases se combinam de maneira complementar: A se combina com T, e C se combina com G.

Isso significa que, em um segmento de DNA, a porcentagem de A é sempre igual à porcentagem de T, e a porcentagem de C é sempre igual à porcentagem de G.

Como 33% das bases no DNA de M. tuberculosis são resíduos de guanina, então é possível deduzir que outras 33% são resíduos de citosina.  

No entanto, as outras duas bases presentes no DNA, A e T, correspondem a 33% + 33% = 66% das bases no DNA. Como a porcentagem de A é igual à porcentagem de T, então a porcentagem de A no DNA de M. tuberculosis é de 66% / 2 = 33%.

O que é a Adenina?

Adenina é um dos quatro tipos de nucleotídeos que compõem a molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico). O DNA é a molécula chave presente em todas as células vivas e é responsável por armazenar e transmitir informações genéticas.

Portanto, a resposta é que 33% das bases no DNA de M. tuberculosis correspondem a resíduos de adenina.

Aprenda mais sobre Adenina aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51470513

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes