ENEM, perguntado por lucieness1978, 9 meses atrás

1)
O desenvolvimento econômico, regra geral, quando vinculado ao desenvolvimento da própria constituição social, envolvendo aspectos também culturais, resulta em mudanças significativas no cenário da Administração Pública brasileira.

A respeito das primeiras crises e as reformas do Estado brasileiro, assinale a alternativa correta:
a)
Pode-se considerar que no período que compreende a proclamação da república (1889) até o início do governo de Getúlio Vargas (1930), o Brasil já usufruía de uma Administração Pública organizada e eficiente.


b)
Desde o primeiro modelo de administração pública adotado no Brasil, o patrimonialismo, já se tinha como objetivo central o atendimento aos interesses sociais da população em geral em detrimento do interesse da burguesia

c)
Por volta de 1920, o Brasil presenciava o aparecimento das primeiras indústrias nacionais básicas e das primeiras organizações de grande porte vindas do exterior. O que implicaram na diminuição das demandas sociais, visto que as organizações privadas passaram a supri-las.

d)
Pode-se afirmar que a modernização da máquina administrativa promovida pelo governo Vargas se deu por diversos motivos, dentre eles, a nítida falta de qualificação técnica dos funcionários públicos, a acentuada crise econômica de 1929, e a difusão da teoria keynesiana que pregava a intervenção do Estado na economia.

e)
De maneira geral, a modernização da máquina administrativa se inspirou no modelo proposto por Ford – o fordismo – o qual tinha como intenção otimizar a produção e oferta de serviços em massa à população.



lucieness1978: eu respondo a letra (a) mas nao tenho certeza

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

Letra D.

Na história do desenvolvimento administrativo brasileiro, o governo Vargas foi o mais promissor neste sentido, visto que se tratava de um governo populista, e de um gestor eficiente que promoveu diversos avanços em diversas áreas, como educação e economia.

Por conta disso, embora houvesse uma grande falta de qualificação dos funcionários, alinhado a crise de 1929, o governo Vargas gerou o crescimento econômico, com modelos mais humanitários na administração pública.

Perguntas interessantes